O uso do laboratório virtual como estratégia para a abordagem investigativa no ensino de biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5297

Resumo

Resumo: A necessidade de inclusão das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação às práticas pedagógicas é crescente para atender a uma geração de jovens, cada vez mais, tecnológica. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar a aplicabilidade do laboratório virtual numa perspectiva investigativa em uma Sequência Didática Interativa (SDI) para o estudo de Bioquímica no contexto da obesidade. A proposta metodológica adotada foi baseada tanto na intervenção pedagógica de um laboratório virtual e quanto nos estudos de caso aplicados à uma SDI sobre a temática obesidade com estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. Os resultados foram construídos por decorrências das intervenções dos estudos de caso, nas simulações, nos cálculos de IMC, ratificados na comparação dos resultados dos questionários no início e no término da SDI. Constatamos que o uso dessa ferramenta tecnológica, com simulações, permitiu que os estudantes desenvolvessem etapas de um processo investigativo e melhor compreendessem os conteúdos abordados, contribuindo no fomento de novas aprendizagens, o que confirma a importância de tecnologias educativas no processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos biológicos.

Palavras-chave: Ensino por Investigação. Simulações Virtuais. Estratégia Pedagógica. Tecnologias Digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Gonçalves Brito de Arruda, Luzia Gonçalves de Brito

Possui graduação em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (1984), mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (1999) e doutorado em Nutrição pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Análise Sensorial dos Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e avaliação físico-química, microbiológica e sensorial de novos produtos, serviço de nutrição e dietética, controle de qualidade dos alimentos, consumo alimentar. Atua como professora, orientadora e vice coordenadora no Programa de Pós graduação stricto sensu em Ensino de Biologia - PROFBIO. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFPE/CAV.

Francisco de Assis José de Oliveira, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

 Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas e Mestre em Ensino de Biologia pelo PROFBIO. Professor da Secretaria de Educação de Pernambuco. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Sequência didática interativa, tecnologias digitais da informação e comunicação, laboratório virtual, ensino de biologia, obesidade.

Kênio Erithon Cavalcante Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Adjunto III, atuando na área de Ensino e Educação em Ciências, lotado no Curso de Ciências Biológicas com pesquisa em Ensino de Biologia, Divulgação Científica, Formação de Professores e Ensino por Investigação.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

GONÇALVES BRITO DE ARRUDA, S.; OLIVEIRA, F. de A. J. de .; CAVALCANTE LIMA, K. E. . O uso do laboratório virtual como estratégia para a abordagem investigativa no ensino de biologia . #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5297. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5297. Acesso em: 28 mar. 2024.