O uso do laboratório virtual como estratégia para a abordagem investigativa no ensino de biologia
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5297Resumo
Resumo: A necessidade de inclusão das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação às práticas pedagógicas é crescente para atender a uma geração de jovens, cada vez mais, tecnológica. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar a aplicabilidade do laboratório virtual numa perspectiva investigativa em uma Sequência Didática Interativa (SDI) para o estudo de Bioquímica no contexto da obesidade. A proposta metodológica adotada foi baseada tanto na intervenção pedagógica de um laboratório virtual e quanto nos estudos de caso aplicados à uma SDI sobre a temática obesidade com estudantes do 1º Ano do Ensino Médio. Os resultados foram construídos por decorrências das intervenções dos estudos de caso, nas simulações, nos cálculos de IMC, ratificados na comparação dos resultados dos questionários no início e no término da SDI. Constatamos que o uso dessa ferramenta tecnológica, com simulações, permitiu que os estudantes desenvolvessem etapas de um processo investigativo e melhor compreendessem os conteúdos abordados, contribuindo no fomento de novas aprendizagens, o que confirma a importância de tecnologias educativas no processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos biológicos.
Palavras-chave: Ensino por Investigação. Simulações Virtuais. Estratégia Pedagógica. Tecnologias Digitais.
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