A formação de mestres e doutores e sua produção científica no âmbito da Chamada Pública voltada à prevenção e ao combate ao vírus Zika

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5290

Resumo

Resumo: O presente estudo objetiva analisar o apoio à formação de mestres e doutores e a produção científica dos discentes apoiados pela Chamada Pública voltada à Prevenção e ao Combate ao vírus Zika. Efetuou-se uma análise descritiva dos dados relativos ao apoio à formação de recursos humanos e uma análise cientométrica acerca da produção científica dos discentes. A partir da base de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, verificou-se o gênero dos discentes, a quantidade de bolsas concedidas, as Instituições de Ensino Superior, as notas, as áreas de avaliação e as áreas básicas dos programas de pós-graduação. A produção científica foi coletada a partir da base de dados da Web of Science. Constatou-se que o apoio à formação de recursos humanos se desenvolveu em diversas áreas do conhecimento e instituições de ensino superior. Com relação à produção científica, foram encontrados 115 documentos de autoria dos discentes. Ademais, foi possível observar uma significativa rede de colaboração com outros países. Conclui-se que apesar de parte dos discentes ainda não ter obtido a titulação, os dados se apresentam como favoráveis a um possível êxito da Chamada Pública acerca da formação de recursos humanos, haja vista que o investimento colaborou com o desenvolvimento de produções científicas de autoria dos discentes, com o fortalecimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, bem como com a instrução de profissionais qualificados.

Palavras-chave: Doutores. Mestres. Produção Científica. Vírus Zika.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Rocha de Queiroz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Analista em Ciência e Tecnologia pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Luciana Calabró, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

ROCHA DE QUEIROZ, K.; CALABRÓ, L. . A formação de mestres e doutores e sua produção científica no âmbito da Chamada Pública voltada à prevenção e ao combate ao vírus Zika. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5290. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5290. Acesso em: 24 abr. 2024.