Experimentação em espaços não formais de educação: o ensino de conceitos científicos em um centro de educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5214

Resumo

Resumo: O uso da experimentação tem sido considerado essencial no processo de ensino e aprendizagem, por despertar um forte interesse nos alunos. Levando em conta essa premissa, realizou-se uma pesquisa com o objetivo de avaliar como o desenvolvimento de experimentos demonstrativos em microescala e contextualizados em situações do cotidiano podem contribuir para a aprendizagem de conceitos científicos envolvidos no tratamento da água e, ao mesmo tempo, promover a reflexão dos visitantes em uma Estação de Tratamento de Água. O roteiro contemplou a abordagem dos conceitos de reação química, gravidade e separação de misturas. A pesquisa classifica-se como de natureza interpretativa, com análises qualitativa e quantitativa de questionários, respondidos por alunos do primeiro ano do Ensino Médio de duas escolas da rede pública estadual. Os resultados apontaram contribuições positivas à aprendizagem dos conceitos científicos e conscientização sobre o uso da água, trabalhados na visita e durante a experimentação demonstrativa. Argumentamos a favor do desenvolvimento de mais atividades nessa perspectiva, desde que sejam planejadas, considerando os objetivos de ensino e as especificidades de aprendizagem.

Palavras-chave: Estação de Tratamento de Água. Educação não formal. Ensino de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Fonseca de Souza, Universidade Federal do Pampa

Mestre em Ensino de Ciências e Especialista em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pampa; Especialista em Gestão de Recursos Hídricos pela Universidade Católica de Pelotas; Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pelotas; Formada em Técnico em Química. Atualmente é Bióloga do Departamento de Água e Esgoto (DAEB) de Bagé-RS e atua como Diretora da Estação de Tratamento de Água do DAEB.

André de Azambuja Maraschin, Universidade Federal do Pampa

Mestrando em Ensino pela Universidade Federal do Pampa e Licenciado em Química pela mesma instituição; Especialista em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão e Diversidade na Educação Básica e no Ensino Superior (INCLUSIVE) e do Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação (G.A.M.A).

Ângela Maria Hartmann, Universidade Federal do Pampa

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília; Licenciada em Matemática pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Pampa, docente do curso de Ciências Exatas – Licenciatura, campus Caçapava do Sul-RS, e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, campus Bagé-RS, Caçapava do Sul-RS e Dom Pedrito-RS. Coordenadora institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, CAPES 2020-2022.

Márcio Marques Martins, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Química Teórica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Licenciado em Química pela Universidade Luterana do Brasil; Bacharel em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa e Coordenador do Núcleo de Química, Física e Matemática do Residência Pedagógica CAPES 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

FONSECA DE SOUZA, V.; DE AZAMBUJA MARASCHIN, A.; MARIA HARTMANN, Ângela; MARQUES MARTINS, M. Experimentação em espaços não formais de educação: o ensino de conceitos científicos em um centro de educação ambiental. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5214. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5214. Acesso em: 20 abr. 2024.