Pandemia, currículo e ensino remoto: um diálogo com professores de matemática da educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4990

Resumo

Resumo: O artigo apresenta e reflete sobre os dados produzidos em uma pesquisa realizada com seis professores de Pré-Vestibulares Populares da cidade de Porto Alegre (RS) no ano de 2020. Os aportes teóricos sobre a Educação Popular e práticas curriculares dos movimentos sociais são utilizados para a compreensão e explanação da problemática de pesquisa. Por meio de uma metodologia dialógica, as entrevistas seguiram um roteiro semiestruturado, em que se buscou compreender sobre a atuação dos professores nos Pré-Vestibulares Populares, as suas dificuldades enfrentadas durante o Ensino Remoto e o desenvolvimento do currículo nesse contexto. De acordo com os dados produzidos nas entrevistas observa-se que os professores buscam o voluntariado nesses territórios educacionais pela experiência docente oferecida e pela participação em coletivos políticos, entendendo a educação como ferramenta de transformação social com vistas a contribuir na democratização do ensino. A questão da evasão de estudantes, conforme apresentado nos relatos dos professores, ocorre por diversos motivos, sendo apontado como um dos principais desafios impostos pelo Ensino Remoto durante a pandemia do COVID-19.

Palavras-chave: Currículo. Educação Popular. Ensino Remoto. Formação de professores.

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Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Licenciado em Matemática (UFRGS, 2007)

Mestre em Ensino de Matemática (UFRGS, 2012)

Doutor em Informática na Educação (UFRGS, 2015)

http://lattes.cnpq.br/3454823175359548

Thor Franzen, UFRGS

Licenciado em Matemática (UFRGS) e atualmente mestrando no curso de Pós-Graduação em Ensino de Matemática (UFRGS).

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

SYCHOCKI DA SILVA, R.; FRANZEN, T. Pandemia, currículo e ensino remoto: um diálogo com professores de matemática da educação popular. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4990. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4990. Acesso em: 20 abr. 2024.