Segunda chamada: a representação do professor de arte na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4988Resumo
Resumo: Os produtos culturais audiovisuais constituem espaços privilegiados para pensarmos culturas, identidades culturais e educação. O objetivo deste trabalho foi analisar a representação da personagem Marco André, professor de arte, na série Segunda Chamada, com vistas à problematização do lugar da arte e do ensino dela na educação de jovens e adultos da série em tela. Para isso, abordou-se questões relacionadas à escola e à qualidade do ensino público no Brasil; à educação de jovens e adultos enquanto modalidade de ensino; e, à representação do professor de arte na série supracitada no intuito de discutir arte e ensino de arte. Metodologicamente, utilizou-se a análise fílmica à luz dos estudos culturais, tendo como arcabouço teórico os estudos relativos à arte, à educação e ao ensino de arte. Depreendeu-se que a arte, no contexto escolar, contribui para incitar o pensamento e, neste sentido, ensiná-la é uma forma de oportunizar experiências e conhecimentos que possibilitam aos/às estudantes a apreciação, a reflexão e a elaboração artística de suas realidades.
Palavras-chave: Segunda Chamada. Educação de Jovens e Adultos. Arte e Ensino de Arte.
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