Conhecimento e valorização das culturas indígenas na Educação Básica a partir da pesquisa-ação no ensino de História: uma experiência do PIBID interdisciplinar
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4967Resumo
Resumo: O estudo apresenta resultados de uma ação pedagógica desenvolvida no âmbito do PIBID - Subprojeto Interdisciplinar Formação para a Diversidade: Educação Linguística, Educação para a Diversidade Cultural e Educação Ambiental nas licenciaturas (Letras e Pedagogia) no contexto da Amazônia mato-grossense. A atividade de interação ocorreu em uma escola pública municipal, na cidade de Sinop, na disciplina de ensino de História, na qual se desenvolveu a ação pedagógica da docente, dos bolsistas e das crianças, com a finalidade de conhecer e valorizar as culturas indígenas mato-grossenses, pouco abordadas. Como metodologia, as atividades seguiram a pesquisa-ação educativa. Os resultados apontam que a participação ativa no processo de pesquisa-ação altera o processo de ensino-aprendizagem, aproxima e conecta os estudantes (tanto da universidade quanto da Educação Básica) com a realidade da diversidade cultural presente no contexto. Como conclusão tem-se que, no exercício necessário de busca de conhecimento da realidade da diversidade cultural indígena, foram superadas as lacunas dos livros didáticos no ensino de História e na própria formação dos licenciandos no tocante à percepção da diversidade cultural indígena existente regionalmente.
Palavras-chave:PIBID. Diversidade Cultural. Ensino de História. Culturas Indígenas.
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