O ensino de biologia celular: uma análise em eventos da área
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4793Resumo
Resumo: Nosso objetivo foi investigar os rumos das pesquisas no ensino de biologia celular em dois eventos de relevância da área: os congressos promovidos pela Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC) e o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Esta pesquisa de caráter exploratório consistiu na realização de um ‘estado do conhecimento’ e analisou 58 trabalhos, os quais foram agrupados em 12 categorias de análise. Os resultados sinalizaram um aumento no número de trabalhos voltados para a área ao longo dos anos de 2015 a 2019, sendo que em 2015 foram apresentados 9 trabalhos e em 2019, 13 artigos. Ainda assim, no ano de 2018 foram apresentados 18 trabalhos, o que evidencia um decréscimo no número de trabalhos no ano de 2019. As categorias Modelos Didáticos (20,7%), Ferramentas Digitais de Aprendizagem (12,1%) e Concepções Sobre Citologia (12,1%) foram os focos mais pesquisados nos trabalhos analisados. Na contramão, as categorias Análise de Livro Didático (3,4%) e Textos de Divulgação Científica (3,4%) obtiveram percentuais pouco expressivos. Ao final, reiteramos a importância da realização de novas pesquisas na área e sinalizamos um estado de alerta, tendo em vista a diminuição no número de trabalhos apresentados no ano de 2019, fato que pode estar ligado aos recorrentes cortes de bolsas de pesquisa e financiamento de projetos, o que inviabiliza parte do trabalho dos pesquisadores e avanços na área.
Palavras-chave: Ensino de biologia. Estado do conhecimento. Citologia.
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