Protótipo de aplicativo multimídia para a aquisição de vocabulário de língua inglesa na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4733

Resumo

Resumo: O rápido desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação impulsiona o desenvolvimento de produtos educativos e educacionais em meio digital na forma de softwares e aplicativos para aparelhos móveis. No cenário tecnológico atual ainda mantém-se, contudo, a importância e o valor dos recursos educacionais impressos, e especialmente dos livros didáticos, como instrumentos de aquisição de vocabulário por crianças em fase de alfabetização, abrindo novas oportunidades para a criação de produtos educacionais híbridos, que combinem recursos característicos das plataformas digitais e dos livros em papel. Nesse sentido, o presente trabalho relata e discute resultados do desenvolvimento experimental de um protótipo de aplicativo multimodal para a aquisição lexical de inglês por crianças de sete a dez anos. O planejamento e a construção do protótipo se deram no âmbito de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCLAr/UNESP. É apresentada uma proposta para o desenho das telas do aplicativo, enquanto interface visual a ser usada pelo público da educação infantil, e demonstrada sua lógica de navegação por meio de fluxogramas, de modo a orientar a futura implementação desses recursos por equipes de desenvolvimento. Por fim, são discutidos resultados de um questionário semiestruturado respondido por dois grupos de professores de língua inglesa que refletiram sobre as condições, as possibilidades e os limites para uma efetiva aplicação do produto em contextos de educação formal e não-formal.

Palavras-chave: Produto educacional. Protótipo. Aquisição de vocabulário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Nádia Ribeiro de Moraes Caruzzo, FCLAr/UNESP

Mestra e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara (UNESP).

Francisco Rolfsen Belda, FAAC/UNESP

Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), no campus de Bauru, São Paulo.

Jackson Gomes Soares Souza , FCLAr/UNESP

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara (UNESP). Professor de Graduação em Ensino, Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Sara Veloso Lara, FCLAr/UNESP

Mestra em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH – USP). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara (UNESP

Claudio Noel de Toni Junior, FCLAr/UNESP

Doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas – Campus de Rio Claro (UNESP). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Araraquara (UNESP).

 

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

RIBEIRO DE MORAES CARUZZO, V. N.; ROLFSEN BELDA, F.; GOMES SOARES SOUZA , J. .; VELOSO LARA, S. .; DE TONI JUNIOR, C. N. Protótipo de aplicativo multimídia para a aquisição de vocabulário de língua inglesa na infância. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4733. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4733. Acesso em: 29 mar. 2024.