Protótipo de aplicativo multimídia para a aquisição de vocabulário de língua inglesa na infância
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4733Resumo
Resumo: O rápido desenvolvimento das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação impulsiona o desenvolvimento de produtos educativos e educacionais em meio digital na forma de softwares e aplicativos para aparelhos móveis. No cenário tecnológico atual ainda mantém-se, contudo, a importância e o valor dos recursos educacionais impressos, e especialmente dos livros didáticos, como instrumentos de aquisição de vocabulário por crianças em fase de alfabetização, abrindo novas oportunidades para a criação de produtos educacionais híbridos, que combinem recursos característicos das plataformas digitais e dos livros em papel. Nesse sentido, o presente trabalho relata e discute resultados do desenvolvimento experimental de um protótipo de aplicativo multimodal para a aquisição lexical de inglês por crianças de sete a dez anos. O planejamento e a construção do protótipo se deram no âmbito de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da FCLAr/UNESP. É apresentada uma proposta para o desenho das telas do aplicativo, enquanto interface visual a ser usada pelo público da educação infantil, e demonstrada sua lógica de navegação por meio de fluxogramas, de modo a orientar a futura implementação desses recursos por equipes de desenvolvimento. Por fim, são discutidos resultados de um questionário semiestruturado respondido por dois grupos de professores de língua inglesa que refletiram sobre as condições, as possibilidades e os limites para uma efetiva aplicação do produto em contextos de educação formal e não-formal.
Palavras-chave: Produto educacional. Protótipo. Aquisição de vocabulário.
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