O ensino de redes de computadores usando aprendizagem baseada em projetos e a teoria da aprendizagem significativa

Autores

  • Marcos Juares Vissoto Corino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Veranópolis
  • Silvia de Castro Bertagnolli Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre
  • Marcelo Augusto Rauh Schmitt Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4489

Resumo

Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar como a Aprendizagem Baseada em Projetos pode ser integrada com a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, visando ao ensino de conteúdos da disciplina de redes de computadores. Para o seu desenvolvimento, foram selecionados como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa-ação. As atividades vinculadas à pesquisa-ação foram realizadas com 14 estudantes do curso Técnico de Informática subsequente ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Veranópolis. Durante essas atividades, os dados foram coletados usando três instrumentos: dois questionários com perguntas fechadas, um na primeira aula para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes e o outro após a abordagem pedagógica proposta ter sido conduzida para determinar se houve ou não evolução nos conhecimentos dos estudantes; e um terceiro questionário avaliativo da atividade, com perguntas abertas e fechadas, para identificar aspectos que deveriam ser aprimorados na experiência de aprendizagem. Como resultado percebeu-se que essa integração proposta tem potencial para promoção da aprendizagem, pois contou com a participação ativa dos estudantes nas atividades práticas realizadas em sala de aula. Além disso, os estudantes relataram que a experimentação possibilitou desenvolver a criatividade, a investigação científica e a troca de conhecimento entre os pares. Por último, foi possível concluir que, com planejamento adequado, professores podem utilizar Aprendizagem Baseada em Projetos para promover aprendizagem significativa na área das redes de computadores.

Palavras-chave: Ensino de Redes de Computadores. Aprendizagem significativa. Aprendizagem baseada em projetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Juares Vissoto Corino, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Veranópolis

Mestre em Informática na Educação – Mestrado Profissional em Informática na Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre.

Silvia de Castro Bertagnolli, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Doutora em Computação (PPGC/UFRGS) e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre.

Marcelo Augusto Rauh Schmitt, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Porto Alegre

Doutor em Informática na Educação. Professor do Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

VISSOTO CORINO, M. J. .; BERTAGNOLLI, S. de C.; RAUH SCHMITT, M. A. O ensino de redes de computadores usando aprendizagem baseada em projetos e a teoria da aprendizagem significativa. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4489. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4489. Acesso em: 19 abr. 2024.