Introdução de aspectos de natureza da ciência no planejamento de situações diferenciadas de ensino de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4461

Resumo

Resumo: Visando auxiliar o planejamento de situações de ensino que possam contribuir para a ampliação da visão sobre Ciências de estudantes da Educação Básica e, consequentemente, favorecer o processo de desenvolvimento de alfabetização científica, este artigo discute a inserção contextualizada e explícita de aspectos de Natureza da Ciência (NdC) norteada por um referencial teórico-metodológico que aborda tal temática. Foi elaborada uma sequência didática composta por três atividades: a primeira com o objetivo de identificar as ideias iniciais de estudantes sobre Ciências; a segunda com o objetivo de introduzir aspectos de NdC de maneira contextualizada e explícita; e a terceira com o objetivo de identificar a ocorrência e extensão de uma ampliação das visões iniciais. O referencial teórico-metodológico também guiou a elaboração de orientações para o professor desenvolver tais atividades de modo a identificar e inserir aspectos de NdC durante as discussões em sala de aula. Tanto o processo de elaboração da sequência didática como ela própria evidenciam como o referencial teórico-metodológico pode ser utilizado para estruturar atividades de ensino que visem introduzir diversos aspectos de NdC de maneira contextualizada e explícita no ensino de Ciências. Ademais, o referencial também contribuiu para a ampliação das visões sobre Ciências das próprias autoras deste trabalho.

Palavras-chave: Natureza da Ciência. Ensino de Ciências. Ferramenta Teórico-metodológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ellen Catharina Ponciano Siqueira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Monique Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Química Licenciatura, Mestre e Doutoranda em Educação e Ciências, todos pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Roberta Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduada em Química Licenciatura, Mestre em Química e Doutora em Ciências, todos pela Universidade Federal de São Carlos. Professora Adjunta do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

CATHARINA PONCIANO SIQUEIRA, E.; SANTOS, M.; CORRÊA, R. Introdução de aspectos de natureza da ciência no planejamento de situações diferenciadas de ensino de ciências. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4461. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4461. Acesso em: 29 mar. 2024.