Controvérsias sociocientíficas e o ensino por investigação: uma estratégia didática para auxiliar no desenvolvimento de habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular

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DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4308

Resumo

Resumo: A compreensão de que a sociedade é cada vez mais influenciada pela Ciência e pela Tecnologia nos faz refletir sobre a importância da formação de cidadãos que sejam capazes de lidar com problemas científicos e tecnológicos. Dessa forma, o Ensino de Ciências da Natureza precisa ser planejado para o desenvolvimento de habilidades que contribuam para o exercício da cidadania. Buscamos, então, responder à seguinte questão de pesquisa: quais habilidades o alunado precisa desenvolver, ao longo da educação básica, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)? Nesse sentido, o objetivo dessa pesquisa é analisar a BNCC, frente a assuntos que envolvem controvérsias de cunhos sociais e científicos. Decidiu-se, pois, pela via do ensino por investigação, como abordagem didática. Essa pesquisa possui um enfoque qualitativo, quanto ao procedimento, no uso da pesquisa documental. Diante dos dados coletados, foi realizada a análise do conteúdo proposto por Bardin (1977). Os resultados evidenciam que a BNCC preza pelo desenvolvimento de habilidades que contribuam para a formação de cidadãos capazes de resolver problemas, tomar decisões, fazer escolhas e transformar a sua realidade, a partir do saber científico. E, diante das propostas da BNCC, observou-se uma possibilidade de trabalhar questões polêmicas, de forma interdisciplinar, uma maneira integrada de compreender os desacordos sociocientíficos, em suas diferentes dimensões.

Palavras-chave: Ciências da Natureza. Ensino de Ciências. Propostas curriculares.

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Biografia do Autor

Alexandre Rodrigues da Conceição, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Mestre em Educação e Licenciado em Ciências Biologias pela Universidade Federal de Alagoas

Elton Casado Fireman, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor em Física e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação e de Ensino de Ciências e Matemática

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Publicado

2020-12-08

Como Citar

DA CONCEIÇÃO, A. R.; FIREMAN, E. C. Controvérsias sociocientíficas e o ensino por investigação: uma estratégia didática para auxiliar no desenvolvimento de habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4308. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4308. Acesso em: 18 abr. 2024.