Tecnologias digitais (TD) aplicadas na gestão escolar Para promover a formação docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4063

Resumo

Resumo: Os docentes dos Institutos Federais atuam em diferentes níveis do ensino profissionalizante. Essa realidade requer o conhecimento de muitas normas, regulamentos e procedimentos acadêmicos que dificultam o planejamento destes docentes, que geralmente, não tiveram uma formação para atuar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), conforme apontam estudos de Costa (2012) e Baptaglin (2014). Sabendo que o avanço tecnológico provoca transformações no mundo do trabalho e na educação, estudos de Levy (1999), Luck (2009), Paro (2010), Libâneo (2012), Kensky (2012), Cruz (2016) e Gomes (2017), revelam que as Tecnologias Digitais (TD) podem ser utilizadas pela gestão escolar para: compartilhar informações e conhecimento, otimizar processos e reduzir a formalidade acadêmica. Para facilitar o planejamento docente, esta pesquisa teve como objetivo desenvolver um “Guia Docente”, contendo orientações acadêmicas necessárias para o exercício da docência no Instituto Federal de Goiás – Campus Itumbiara. Trata-se de um estudo de caso institucional, descritivo, com abordagem quanti/qualitativa. A população estudada é composta por professores dos cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os dados foram coletados por meio de questionários e pesquisa documental. Os dados quantitativos foram analisados por estatística descritiva (BARBETTA, 2012) e os dados qualitativos por Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016). Os resultados mostram que existe carência de oferta de formação para a EPT e o uso de um ambiente virtual de aprendizagem para o desenvolvimento de um guia é uma alternativa para a gestão escolar difundir saberes e orientações acadêmicas ao professor, para promover a gestão participativa e a oferta de uma educação profissional de qualidade.

Palavras-chave: Educação Profissional. Tecnologias Digitais. Gestão Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilmar Rodrigues Morais, Instituto Federal Goiano

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFGoiano, Especialista em Informática na Educação (2011), Especialista em Processamento na Indústria Sucroalcooleira (2008), Bacharel em Sistemas de Informação pela Ulbra(2005). Atualmente exerce a função de Coordenador de Apoio Administrativo no IFG-Câmpus Itumbiara. É pesquisador na área de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Fernando Barbosa Matos, Instituto Federal Goiano

Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (2000), Especialização em Gestão Empresarial (MBA) pela Faculdade CESUC de Catalão, Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2005) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (2011). Atualmente é professor titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica Goiano - Campus de Morrinhos. 

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

MORAIS, G. R.; MATOS, F. B. Tecnologias digitais (TD) aplicadas na gestão escolar Para promover a formação docente. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4063. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4063. Acesso em: 20 abr. 2024.