Docência na educação superior: compreensões das relações de (in)dissociabilidade com a pesquisa e a extensão na atuação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4053

Resumo

Resumo: Nosso objetivo, nesta produção, é compreender alguns desafios da docência na Educação Superior, focando na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, a partir do entendimento de que as instituições têm a responsabilidade de promover o ensino, a pesquisa e a extensão, porém, nem sempre o professor deste nível realiza essas três dimensões em sua atuação. A investigação foi realizada a partir de um questionário respondido por sessenta e nove professores que atuavam na Educação Superior, no ano de 2019. A pesquisa é de natureza qualitativa e os dados foram organizados pelo ciclo de operações da Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados construídos foram problematizados em duas categorias emergentes no corpus textual: a) saberes docentes e constituição profissional e b) práticas institucionais e formação acadêmica e profissional. A análise aponta que a docência é uma atividade complexa e fundamental para a formação humana e profissional. A indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão se constitui como meio e condição para o desenvolvimento de práticas educativas articuladas na contemporaneidade.

Palavras-chave: Constituição profissional docente. Instituições de Educação Superior. Práticas Institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cátia Keske, Instituto Federal Farroupilha

Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduação em Pedagogia na UNIJUÍ (2006). Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos pela UFRGS / IF Farroupilha - Campus Júlio de Castilhos (2010). Mestrado em Educação nas Ciências no Programa de Pós-Graduação em Educação na Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, bolsista CAPES (2011). Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas áreas de Formação de Professores, Gestão Educacional e de Educação de Jovens e Adultos.

Cátia Maria Nehring, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Possui graduação em Ciências: Licenciatura Plena Habilitação Matemática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1993), Graduação em Ciências Licenciatura Plena Habilitação Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professora Adjunto 3 da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Professora do DCEEng - Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. Programa de Educação nas Ciências - Mestrado e Doutorado. Reitora da UNIJUÍ - Gestão 2020/2023.Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: educação matemática, formação inicial e continuada, ensino aprendizagem e ensino superior. Líder do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo Estudos em Educação Matemática - 1996.

Maria Cristina Pansera de Araújo, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é professora titular da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Departamento de Ciências da Vida e no Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências. Tem experiência na área de pesquisa em educação, formação docente e desenvolvimento de currículo, ensino de ciências, biologia e Genética, Educação Ambiental e em Saúde; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente; em biodiversidade com ênfase em Interações Insetos Plantas e biologia do desenvolvimento animal e humana. Coordena o Grupo interdepartamental de Pesquisa em Ensino de Ciências-Unijui.

Sirlei Rigodanzo, Instituto Federal Farrouílha

Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduação em Informática pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996). Formação Pedagógica no Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialização em Informática na Educação pela URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Campus Santo Ângelo. Mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI). Docente EBTT do Instituto Federal Farroupilha (IFFAR). Coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet do Instituto Federal Farroupilha Campus Panambi (2011/2019). Áreas de interesse: Tecnologias Educacionais/Formação Humana/Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDCIs).

Tamini Wyzykowski

Aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Doutorado em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Possuí graduação em Ciências Biológicas – Licenciatura (2014) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Mestre em Educação nas Ciências pela UNIJUÍ (2017). Atua principalmente nas temáticas: Formação de Professores, Desenvolvimento do Psiquismo Humano na Teoria Histórico-Cultural, Ensino de Ciências e Biologia.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

KESKE, C.; NEHRING, C. M.; PANSERA DE ARAÚJO, M. C.; RIGODANZO, S.; WYZYKOWSKI, T. Docência na educação superior: compreensões das relações de (in)dissociabilidade com a pesquisa e a extensão na atuação profissional. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4053. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4053. Acesso em: 29 mar. 2024.