O uso do aplicativo Whatsapp como recurso didático: uma experiência no ensino fundamental anos finais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a3991

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o resultado de uma pesquisa que teve como finalidade avaliar a contribuição do aplicativo WhatsApp no ensino de Matemática. Este aplicativo foi utilizado como recurso didático para o esclarecimento de dúvidas de conteúdos propostos nas atividades de lição de casa. Participaram dessa pesquisa 60 alunos de duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais de uma escola pública da cidade de Votorantim (São Paulo). Os alunos criaram um grupo nesse aplicativo para discutir entre eles as dúvidas que foram surgindo durante a resolução da lição de casa. A professora também participou do grupo e das discussões, porém delimitou um horário para adequar tempo e espaço para não ter uma sobrecarga de trabalho. Os resultados mostraram que esse aplicativo, além de contribuir para a aprendizagem, melhorou a relação entre os alunos e a professora, auxiliou os mais tímidos, com dificuldades, a exporem suas dúvidas e a docente a perceber os erros conceituais em relação à Matemática. Desta forma, pode-se concluir que o uso desse aplicativo foi uma experiência exitosa, uma vez que os  mesmos continuaram utilizando o grupo para tirar dúvidas sobre as atividades nas quais encontram dificuldades.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Tecnologias. Aplicativo WhatsApp.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carmem Lúcia Costa Amaral, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo e doutorado em Química Orgânica pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora titular III da Universidade Cruzeiro do Sul, coordenadora do curso EAD em Ensino de Química, vice coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática e vice Coordenadora do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da Faculdade de Odontologia da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas. É professora pesquisadora do programa de mestrado e doutorado em Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de química, relação Ciência Tecnologia e Sociedade no ensino de química, temas transversais, ambiente virtual e jogos pedagógicos no ensino de química.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

OLIVEIRA, T. M. R. de; AMARAL, C. L. C. O uso do aplicativo Whatsapp como recurso didático: uma experiência no ensino fundamental anos finais. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a3991. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3991. Acesso em: 25 abr. 2024.