Tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de ciências e teorias educacionais: estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v8.n2.a3610

Resumo

Resumo: O presente trabalho visa à compreensão do uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC), especificamente aspectos referentes à temática “Teorias Educacionais relacionadas às TIC no Ensino de Ciências” em contexto brasileiro. Apresentamos um panorama dos trabalhos relacionados à temática, por meio do estado do conhecimento de teses e dissertações, na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 1998 a 2018. Utilizamos a análise de conteúdo de acordo com três etapas: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados e interpretação. O corpus de análise constitui-se de 15 trabalhos. A partir da análise, elaboramos duas categorias: 1. Contexto das pesquisas relacionadas às TIC e às teorias educacionais no Ensino de Ciências e 2. Enfoque das pesquisas relacionadas às TIC e às teorias educacionais no Ensino de Ciências. A partir da análise, identificamos as regiões, as categorias administrativas e as Instituições de Ensino Superior (IES), os Programas de Pós-Graduação, tipo de publicação, períodos de frequências de maior preocupação dos pesquisadores em relação à temática. Após a identificação do enfoque das pesquisas referentes aos níveis de ensino e teorias educacionais utilizadas no Ensino de Ciências, evidenciamos que a Educação Básica é o nível de ensino mais investigado. E as teorias mais utilizadas são: histórico-cultural, aprendizagem significativa e desenvolvimento cognitivo. Também foram identificadas, em menor frequência, as teorias: Framework TPACK, Flexibilidade cognitiva, construcionista, conectivismo, Taxonomia de Bloom do Domínio cognitivo e SOLO. Este panorama contribui para apresentar lacunas e propiciar reflexões sobre novas questões de pesquisas a serem investigadas.

Palavras-chave: Tecnologias no ensino. Teorias educacionais. Ensino de Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jiulia Carla Marin, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Cerro Largo/RS

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, campus Cerro Largo/RS. Professora do Governo do Estado do Rio Grande do Sul: Santa Rosa/RS/Brasil. Ao longo da graduação foi bolsista do PIBID e bolsista de Iniciação Científica.

Paula Vanessa Bervian, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Cerro Largo/RS

Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Cerro Largo/RS e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa no Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM). Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura - Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Campus Uruguaiana (2007) e mestrado em Biologia - Diversidade e Manejo de Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Roque Ismael da Costa Güllich, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - Campus Cerro Largo/RS

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (1999), Aperfeiçoamento em Biologia Geral: CAPES -UNIJUÍ (1999), Especialização em Educação e Interpretação Ambiental UFLA (2000), Mestrado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ (2003) e Doutorado em Educação nas Ciências - UNIJUÍ (2012). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Cerro Largo-RS, na área de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de Professores de Ciências e Biologia, atuando na pesquisa, na extensão e na docência, principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, Educar pela Pesquisa. Metodologia e Didática no Ensino de Ciências/Biologia. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado de Ciências e Biologia. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID/CAPES, Subprojeto Ciências até 2014 e o Subprojeto Ciências Biológicas até 2016. Atualmente é tutor do PETCiências- Programa de Educação tutorial sendo bolsista SESu-MEC/FNDE e Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC - UFFS.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

MARIN, J. C.; BERVIAN, P. V.; GÜLLICH, R. I. da C. Tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de ciências e teorias educacionais: estado do conhecimento. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 2, 2019. DOI: 10.35819/tear.v8.n2.a3610. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3610. Acesso em: 28 mar. 2024.