A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básica

Autores

  • Janice Silvana Novakowski Kierepka
  • Roque Ismael da Costa Güllich
  • Lenir Basso Zanon

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v8.n1.a3335

Resumo

Resumo: Neste texto, relataremos experiência vivenciada no desenvolvimento de um projeto inserido no PICMEL da FAPERGS. O projeto foi desenvolvido de outubro de 2014 a novembro de 2015, em uma escola na cidade de Guarani das Missões/RS, em parceria com a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Cerro Largo/RS, intitulado: “A pesquisa científico-escolar na Educação Básica e reconhecimento da área de Ciências Biológicas”. Serão descritas a constituição do grupo, os objetivos almejados, as ações abrangidas no programa, bem como discutidas algumas contribuições do programa à formação dos alunos e professores, depreendidas a partir da investigação de diários de bordo de integrantes do grupo. Defendemos que o diário de bordo pode ter contribuído, por meio da reflexão, no processo de internalização de conceitos e formas de pesquisar, à medida que identificamos indícios da reconstrução de concepções de pesquisa com base na perspectiva do Educar pela Pesquisa: valorização do protagonismo do aluno; na reconstrução dos conhecimentos; com o professor como orientador da pesquisa; no resgate da autonomia do aluno; para o levantamento das curiosidades formuladas pelos alunos, a leitura e a escrita. Desse modo, identificamos indícios de pressupostos que norteiam o Educar pela Pesquisa, o que aponta para a possibilidade de utilizá-lo para a transformação das concepções de professores em formação continuada, com a superação de visões tradicionais, e nos permite reafirmar também a relevância de grupos de formação continuada, enquanto espaços que auxiliam na transformação de concepções de docência e quiçá de práticas pedagógicas.

 Palavras-chaves: Educar pela Pesquisa. Diário de bordo. Reflexão. Internalização.

 

THE CONTRIBUTION OF TEACHING AND LEARNING PROCESSES WITH RESEARCH IN THE TRAINING OF TEACHERS AND STUDENTS OF BASIC EDUCATION 

Abstract: In this text we describe an experience in the development of a project at PICMEL from FAPERGS scholarship. The project was developed from October 2014 to November 2015 in a school from the city of Guarani das Missões/RS, in cooperation with Federal University of Fronteira Sul (UFFS), from Cerro Largo/RS, named: “The scientific-school research in Basic Education and the recognition in the area of Biologic Science”. The participants of the group, the objectives and the actions from the program are reported, as well as the discussion on some contributions of the program, the teachers and students training from the investigation of the logbook from the group.  We sustain that the logbook is an instrument that can contribute through reflection in the process of internalization of concepts and ways of research, as we identify clues of the research concepts reconstruction based on Educate through Research: promotion of the students’ prominence; importance of knowledge reconstruction; teachers as research advisors; students’ empowerment recover; importance of the curiosities formulated by students, reading and writing. In this way, we identify evidences of assumptions that orientate the Educate through Research which indicate to the possibility of the transformation of  the concepts of teachers in continuing education, with the overcoming of traditional views, and allows us to confirm also the importance of continuing education groups  as  spaces that help in the changing of concepts of teaching and pedagogical practices.

 Keywords: Educate Through Research. Logbook. Reflection. Internalization.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

KIEREPKA, J. S. N.; DA COSTA GÜLLICH, R. I.; ZANON, L. B. A contribuição de processos de ensino e aprendizagem com pesquisa na formação de professores e alunos da educação básica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 1, 2019. DOI: 10.35819/tear.v8.n1.a3335. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3335. Acesso em: 25 abr. 2024.