O planetário como recurso didático para o ensino de astronomia e de uma alfabetização científica à luz da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v8.n1.a3264

Resumo

Resumo: No Brasil, o ensino de Astronomia apresenta muitas limitações. Pesquisas apontam a má formação inicial dos professores como sendo umas das principais dificuldades. Autores indicam que o Planetário apresenta diversas vantagens para o ensino de Astronomia, tais como: despertar a motivação do aluno e facilitar a compreensão do universo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que norteará a educação brasileira nos próximos anos, define as aprendizagens essenciais, por exemplo, a alfabetização científica, que os alunos devem desenvolver no decorrer dos níveis e modalidades da Educação Básica. Nesse sentido, levantou-se o questionamento de como o Planetário pode contribuir para o ensino de Astronomia e de uma alfabetização científica à luz da BNCC. Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo introdutório sobre essa temática, através de um levantamento bibliográfico, no período de 1996 a 2018, tomando por base autores da área, documentos oficiais nacionais e resultados de pesquisas anteriores descritos em artigos, dissertações e teses. Neste trabalho, concluiu-se que o Planetário, quando devidamente explorado em suas potencialidades, contribui para o ensino de Astronomia e de uma alfabetização científica, possibilitando aos professores ressignificarem a sua prática pedagógica.

Palavras-chave: Ensino de Astronomia. Planetário. Recurso didático. Alfabetização científica. Base nacional comum curricular.

 

THE PLANETARY AS A DIDACTIC RESOURCE FOR THE ASTRONOMY TEACHING AND A SCIENTIFIC LITERACY IN THE LIGHT OF THE COMMON CURRICULAR NATIONAL BASIS

Abstract: In Brazil, the Astronomy teaching has many limitations. Research points to the initial poor teacher training as one of the main difficulties. Authors indicate that the Planetarium presents several advantages for the Astronomy teaching, such as: awakening the student's motivation and facilitating the understanding of the universe. The National Curricular National Base (BNCC), a document that will guide Brazilian education in the coming years, defines the essential learning, for example, scientific literacy, which students must develop throughout the levels and modalities of Basic Education. In this way, the question has arisen of how the Planetarium can contribute to the Astronomy teaching and for a scientific literacy in the light of the BNCC. This work had the objective to carry out an introductory study on this theme, through a bibliographical survey, from 1996 to 2018, based on authors of the area, national official documents and results of previous researches described in articles, dissertations and theses. In this work, it was concluded that the Planetarium, when properly exploited in its potential, contributes to the Astronomy teaching and a scientific literacy, enabling teachers to re-signify their pedagogical practice.

Keywords: Astronomy Teaching. Planetary. Didactic resource. Scientific literacy. Common national curriculum base.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-05

Como Citar

DAMASCENO JÚNIOR, J. A.; ROMEU, M. C. O planetário como recurso didático para o ensino de astronomia e de uma alfabetização científica à luz da Base Nacional Comum Curricular. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 8, n. 1, 2019. DOI: 10.35819/tear.v8.n1.a3264. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/3264. Acesso em: 28 mar. 2024.