Elaboração de um repositório para a disponibilização de objetos de aprendizagem com foco nos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Mara Rosane Noble Tavares Instituto Federal do Rio Grande do Sul-Campus Porto Alegre
  • Silvia de Castro Bertagnolli
  • Josiane Carolina Soares Ramos do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v5.n1.a1984

Resumo

Resumo. As tecnologias são, atualmente, os principais instrumentos de modernização tecnológica da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul.  As TICs aliadas à educação contribuem, cada vez mais, para o processo de ensinar/aprender. Os estudos recentes de muitos pesquisadores apontam para a relevância do problema: as TICs oferecem para professores e alunos oportunidades de simulação e perspectivas de intervenção na realidade partindo das experiências de sala de aula. O presente artigo relata a pesquisa documental realizada para mapear a oferta de Objetos de Aprendizagem do Banco Internacional de Objetos Educacionais, disponível para os Anos Iniciais. A partir dos dados coletados na pesquisa e das experiências em Formação de Professores realizadas no Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual da 1ª Coordenadoria Regional de Educação (NTE/1ª CRE), propõe a construção de um repositório colaborativo, organizado por temas, para auxiliar os professores na escolha e uso do objeto de aprendizagem mais indicado para sua proposta pedagógica.

Palavras-chave: Objetos de Aprendizagem. Repositório. Aprendizagem.

 

ELABORATION OF A REPOSITORY FOR LEARNING OBJECTS AVAILABLE WITH FOCUS ON EARLY YEARS OF BASIC EDUCATION

Abstract. Technologies are currently the main instruments of the technological modernization of Rio Grande do Sul public education system. TIC's applied to Education contribute, increasingly, to the process of teaching/learning. Recent studies of many researchers point to the importance of the problem: the TIC's offer teachers and students opportunities of simulation and intervention prospects from reality starting from the classroom experiences. This article reports the documentary survey to map the supply of Learning Objects from the International Bank of Educational Objects, available for the Early Years of Elementary School. From the data collected in the research and experiences in teacher training held in State Educational Technology Center of the 1st Regional Coordination of Education (NTE/1st CRE), proposes building a collaborative repository, sorted by themes, to help teachers in choosing and using the Learning Object most appropriate for his teaching proposal/learning.

Keywords: Learning Objects. Repository. Learning.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mara Rosane Noble Tavares, Instituto Federal do Rio Grande do Sul-Campus Porto Alegre

Possui Licenciatura em Pedagogia (UFRGS/2010) e Especialização em Psicopedagogia com TIC (UFRGS/2015), ambas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, cursa o Mestrado Profissional de Informática na Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS/2015-2017) e atua profissionalmente como Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional Estadual na 1ª CRE - NTE/Porto Alegre. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em TIC.

Downloads

Publicado

2016-07-11

Como Citar

TAVARES, M. R. N.; BERTAGNOLLI, S. de C.; SOARES RAMOS DO AMARAL, J. C. Elaboração de um repositório para a disponibilização de objetos de aprendizagem com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 5, n. 1, 2016. DOI: 10.35819/tear.v5.n1.a1984. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1984. Acesso em: 19 abr. 2024.