Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente

Autores

  • Noemi Boer Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e Missões - Campus de Santo Ângelo. Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS.
  • Suzete Necchi Benites Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS Colégio Técnico Industrial - CTISM, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v4.n2.a1941

Resumo

Resumo: Neste artigo, analisam-se os resultados de uma oficina pedagógica voltada às âncoras de carreira. Os participantes foram 79 professores da educação básica do município de Nova Palma, RS. O trabalho foi  desenvolvido no contexto de formação continuada,  no período 2013-2014, em parceria universidade-escola. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado por Schein (1996), denominado Inventário de Âncoras de Carreira e que se constitui em um mapeamento de oito âncoras ou inclinações profissionais. A âncora de carreira ‘serviço e dedicação a uma causa’ (VS) foi identificada como primeira e segunda âncora em todos os grupos e, em terceiro lugar, a âncora ‘estilo de vida’ (EV). A análise da primeira e segunda âncora indica que, na concepção desses profissionais, o magistério ainda está vinculado ao cumprimento de uma missão filantrópica, de abnegação e renúncia.

Palavras-chave: Âncoras de carreira. Profissão docente. Educação Básica.

 

MAPPING CAREER ANCHORS AMONG BASIC EDUCATION TEACHERS: POSSIBLE EFFECTS ON TRAINING AND PERFORMANCE

Abstract: This paper analyzes the results of an educational workshop that focused on career anchors. The participants included 79 basic education teachers who work in the municipality of Palma Nova, which is located in the state of Rio Grande do Sul. The study was developed within the continuing education framework from 2013 to 2014 by means of a university-school partnership. Data were collected through a questionnaire developed by Schein (1996), which is known as Inventory of Career Anchors. Such a questionnaire aimed at mapping eight anchors or professional choices. Among the career anchors identified, service and dedication to a cause was the first as well as the second anchor in all groups analyzed, and lifestyle was the third one. The analysis of the first and second anchors, according to these professionals’ beliefs, shows that the profession of teaching is still associated with the idea of fulfilling a philanthropic mission, self-sacrifice and relinquishment.

Keywords: Career Anchors. Teaching profession. Basic education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noemi Boer, Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e Missões - Campus de Santo Ângelo. Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS.

Mestrado Ensino Científico e Tecnológico - URI santo ângelo

Curso de Pedagogai - Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS

Suzete Necchi Benites, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS Colégio Técnico Industrial - CTISM, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM

Doutora em Educação pela FPSE/UCL em Louvain-la-Neuve Bélgica (2003)

Educadora Especial.

Downloads

Publicado

2015-12-02

Como Citar

BOER, N.; BENITES, S. N. Mapeamento de âncoras de carreira de professores da educação básica: possíveis repercussões na formação e atuação docente. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 4, n. 2, 2015. DOI: 10.35819/tear.v4.n2.a1941. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1941. Acesso em: 29 mar. 2024.