A educação a distância como auxílio na formação de professores

Autores

  • Fernanda A. Ponticelli Pós-Graduação em Educação em Ciência, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Andreia M. Zucolotto Campus Porto Alegre, Instituto Federal do Rio Grande do Sul
  • Alexandre Beluco Inst Pesquisas Hidráulicas Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v2.n2.a1817

Resumo

Resumo: É fato a necessidade de aumentar o número de professores com graduação em licenciatura, nas suas áreas específicas, para atuarem na educação básica das escolas públicas do país. Por isso, o governo fomentou diversas políticas públicas de incentivo para a formação inicial e continuadas dos profissionais da educação. E, como auxílio para o acesso desses profissionais aos cursos de graduação, a União e o Ministério da Educação indicam a modalidade de educação a distância como um facilitadora a esse acesso. Nesse contexto, este trabalho se constitui de um levantamento bibliográfico das políticas públicas e leis voltadas para os processos de formação de professores, apresentando alguns dados estatísticos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e da Associação Brasileira de Educação a Distância dos últimos 13 anos. Dessa forma, é possível afirmar, através do crescimento verificado no número de cursos oferecidos e no número de matrículas, que a educação a distância é uma importante aliada na formação de professores para a educação básica das escolas públicas do país.

Palavra-chave: Educação a distância. Formação de professores. Políticas públicas. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

 

LA EDUCACIÓN A DISTANCIA COMO UNA AYUDA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES

Resumen: Es necesario aumentar el número de profesores con título de grado en sus áreas específicas para trabajar en la educación básica de las escuelas públicas en el país con el gobierno que fomentaron diversas políticas de incentivos para la formación inicial y profesionales de la educación continua. Y , como una ayuda para el acceso a estos cursos de formación profesional , la Unión y el Ministerio de Educación indican la modalidad de educación a distancia como un facilitador para dicho acceso . Este trabajo es una revisión de la literatura de las políticas públicas y leyes dirigidas a los procesos de formación de los docentes , que presentan algunas estadísticas del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira y la Associação Brasileira de Educação a Distância de los últimos 13 años. Por lo tanto , se puede afirmar , a través del crecimiento en el número de cursos ofrecidos y el número de registros que la educación a distancia es un aliado importante en la formación de profesores para la educación básica en las escuelas públicas del país.

Palabras clave: Educación a distancia, la formación docente, la política pública.

 

.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

PONTICELLI, F. A.; ZUCOLOTTO, A. M.; BELUCO, A. A educação a distância como auxílio na formação de professores. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 2, n. 2, 2013. DOI: 10.35819/tear.v2.n2.a1817. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1817. Acesso em: 28 mar. 2024.