Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio

Autores

  • Luana Teixeira Porto Universidade da Região do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Ana Paula Teixeira Porto Universidade da Região do Alto Uruguai e das Missões (URI)

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v1.n1.a1699

Resumo

Resumo: No contexto educacional brasileiro, nota-se a necessidade de as aulas, tanto na Educação Básica quanto no ensino superior, incorporarem as tecnologias da informação e comunicação (TIC’s) bem como as mídias em geral na promoção da aprendizagem discente e na qualificação do processo de ensino, visando à melhoria dos resultados. Nesse contexto, este artigo aborda o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem de literatura no Ensino Médio com o objetivo de apontar que recursos tecnológicos como os blogs podem ser adotados no Ensino Médio para não apenas motivar os alunos a aprender e a analisar textos literários como também para ampliar o interesse discente pela aprendizagem da literatura, estreitando as relações que se estabelecem entre as aulas e as tecnologias disponíveis no espaço cibernético. Nessa reflexão, devido à sua potencialidade para interação e difusão de conhecimentos, o blog é apontado como uma ferramenta significativa para professores e alunos na abordagem da literatura enquanto instrumento propício para formação de bons leitores.

Palavras-chave: Aprendizagem. Literatura. Tecnologia.  Blog.

 

USING BLOGS IN THE LITERATURE LEARNING PROCESS IN HIGH SCHOOL

Abstract: In the Brazilian educational context, there is a need for classes, both in basic education and higher education, incorporate the information and communication technologies (ICTs) and the media in general in promoting student learning and qualification process education, aiming at the qualification of the process and the improvement of results. Therefore, this article discusses the use of technology in teaching and learning of literature in high school in order to point out that technological resources such as blogs can be adopted in high school to not only motivate students to learn and analyze literary texts but also to expand student interest in learning literature, strengthening relationships established between classes and technologies available in cyberspace. In this reflection, due to their potential for interaction and dissemination of knowledge, the blog appears to be a significant tool for teachers and students approach literature as an instrument suitable for the formation of good readers.

Keywords: Learning. Literature. Technology. Blog.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Teixeira Porto, Universidade da Região do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e da Faculdade Dom Alberto.

Ana Paula Teixeira Porto, Universidade da Região do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e da Faculdade Dom Alberto.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2012-05-31

Como Citar

PORTO, L. T.; PORTO, A. P. T. Uso de Blogs no Processo de Aprendizagem de Literatura no Ensino Médio. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 1, n. 1, 2012. DOI: 10.35819/tear.v1.n1.a1699. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/1699. Acesso em: 28 mar. 2024.