A mercantilização do ensino médio paraense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6256

Resumo

Há alguns anos, o estado do Pará vem balizando sua política educacional em simetria com propostas do governo federal, como a celebração de parcerias público-privadas para melhoria da educação. Em face disso, este artigo objetiva desvelar quais as estratégias afinadas com a lógica mercantil, usadas pelo governo paraense para melhorar a qualidade do Ensino Médio, a partir da implementação do “Pacto pela Educação do Pará”. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, constatou-se que as estratégias foram o “ProEMI”, o “SEI” e o “Mundiar”, que fazem uso de teleaulas, alteram o currículo com base nos ditames empresariais, reduzem a necessidade de docentes em contato com os alunos e os substituem por aulas gravadas, além de outras consequências orquestradas por grupos privados, que adentram o espaço público e atuam junto ao Estado na formulação de políticas educacionais.

Palavras-chave: Pacto pela Educação do Pará. Parcerias público-privadas. Mercantilização do ensino médio paraense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassio Vale, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório de Gestão Escolar Democrática (Observe/UFPA).

Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Pará. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Observatório d gestão Escolar Democrática (Observe/UFPA).

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

VALE, C.; FÁTIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS, T. A mercantilização do ensino médio paraense . #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6256. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6256. Acesso em: 29 mar. 2024.