A integração e a interdisciplinaridade na prática pedagógica dos professores do ensino médio integrado
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6195Resumo
As práticas pedagógicas organizam e implementam as intencionalidades do projeto educativo. Os princípios norteadores do currículo do Ensino Médio Integrado requerem a implementação de práticas pedagógicas integradoras e interdisciplinares que promovam a valorização dos sujeitos em formação e contribuam para o desenvolvimento de sua autonomia e emancipação. O presente estudo, de abordagem qualitativa, empregando a metodologia revisão integrativa, buscou caracterizar a prática pedagógica dos professores que atuam no Ensino Médio Integrado nos Institutos Federais evidenciando a implementação dos princípios da integração e da interdisciplinaridade, a partir de artigos produzidos nos últimos cinco anos, disponíveis nas bases de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e da Scientific Electronic Library Online. Os resultados apontam que a integração e a interdisciplinaridade estão conceitualmente explicitadas nos Projetos Pedagógicos de Curso, contudo, enquanto elemento estruturante da prática pedagógica dos professores, ainda se mostra um devir, exigindo iniciativa e apoio institucional para sua efetiva implementação.
Palavras-chave: Prática pedagógica. Ensino Médio Integrado. Integração. Interdisciplinaridade.
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