Infância e crianças em tela: subjetividades em disputa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6162

Resumo

Resumo: O objetivo deste ensaio é reconhecer as diferentes imagens construídas sobre e para as crianças no âmbito das produções audiovisuais. O texto é conduzido a partir da literatura que aborda o referido tema, a análise e exemplificação de obras a respeito, sejam feituras do cinema ou das mídias sociais, como vídeos presentes no YouTube e desenhos infantis. Observa-se uma visão adultocêntrica da infância nas telas, que a projeta sob o seu ponto de vista e pretensões, seja pelo anseio de promover a problematização de assuntos que necessitam ganhar ênfase na legitimação dos seus direitos e espaços no âmbito social, ou pela emergência de apresentar personagens na perspectiva do incentivo ao consumismo, condição que dissemina modos ideais de viver a infância na sociedade de hoje. Tais apontamentos nos levam a considerar que as crianças foram e são alvo de múltiplas projeções nas telas, assumindo diferentes papéis e perspectivas, em uma complexa rede de sentidos e significados. A promoção de momentos de debates e reflexão com os infantes torna-se o caminho para uma formação humana e emancipatória.

Palavras-chave: Infância. Produções Audiovisuais. Crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli Bachtchen, UNICENTRO

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO. Especialização em Psicopedagogia Institucional; Educação Especial Inclusiva com Ênfase na Deficiência Intelectual e Distúrbios de Aprendizagem. Licenciatura em Pedagogia. Pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Mallet/PR. E-mail: [email protected].

Leandra Souza Machado, Universidade Estadual do Centro- Oeste

Graduada em pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade UNINA. Mestranda em Educação- PPGE/UNICENTRO, membro do grupo de estudos e pesquisa Gepedin.

Aliandra Cristina Mesomo Lira, Universidade Estadual do Centro- Oeste

Pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Associada do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO, Guarapuava/PR.
E-mail: [email protected].

Lucicleia Krik Atamanczuk, Universidade Estadual do Centro- Oeste

Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Licenciada em Letras Libras e Pedagogia. Especialista em Libras, Educação Especial, Formação de Docentes e Gestão de Pessoas. Atualmente, Professora de Sala de Recursos Multifuncional da rede Municipal.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

BACHTCHEN, D.; SOUZA MACHADO, L. .; MESOMO LIRA, A. C.; KRIK ATAMANCZUK, L. . Infância e crianças em tela: subjetividades em disputa. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6162. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6162. Acesso em: 29 mar. 2024.