Variáveis contemporâneas e suas relações com a educação tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6030

Resumo

Resumo: A educação tecnológica é diretamente influenciada pelas alterações das tecnologias digitais e descobertas da ciência moderna. Paralelamente a este desenvolvimento científico e tecnológico, notamos um crescente número de problemas sociais e uma contínua desvalorização da vida humana, tornando a ação docente mais complexa. Este estudo teve como objetivo verificar e analisar as variáveis contemporâneas e suas relações com a educação tecnológica a partir do curso de graduação em Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-IFRS, na unidade educacional de Ibirubá/RS. Para alcançar este objetivo, efetuamos um estudo conduzido através da metodologia da pesquisa participante de caráter qualitativo, mediante análise documental e revisão bibliográfica. Complementamos a pesquisa com um levantamento das concepções dos estudantes de Engenharia dos últimos semestres do curso por meio da aplicação de questionários eletrônicos. Como resultado encontrado, pode-se perceber a deficiência do Ensino em Engenharia da Instituição na construção dos conhecimentos sociais a partir das variáveis contemporâneas durante o transcorrer do processo de formação científica e tecnológica do estudante de Engenharia. Ao mesmo tempo, percebe-se que os estudantes almejam que a instituição lhes apresente a referida temática, contextualizando educação, ciência e tecnologia com os problemas sociais. 

Palavras-chave: Variáveis contemporâneas. Educação tecnológica. CTS. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moises Nivaldo Cordeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade de Passo Fundo - UPF, (2009). Formação Pedagógica - Licenciatura em Matemática pela Faculdade Educacional da Lapa - Fael, (2016). Pós graduação em Automação Industrial, pelo Instituto ProMinas/Universidade Cândido Mendes, (2018). Mestrando no Programa de Pós Graduação em Docência para Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemática - PPGSTEM na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS, (2022). Membro do grupo de pesquisa em formação docente para Ciências, Tecnologias, Engenharia e Matemática - GPDSTEM na linha de pesquisa: Epistemologias e Metodologias. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS campus Ibirubá. Atuou como Coordenador do Curso Técnico Subsequente de Eletrotécnica (2015-2016) e Coordenador do setor de extensão do campus Ibirubá (2016-2020). Professor e pesquisador nas áreas de Educação Tecnológica, Educação Profissional, Desenvolvimento tecnológico, Desenvolvimento humano, Ciência, Tecnologia e Sociedade - CTS. Atua como Professor de disciplinas técnicas nos cursos técnicos e superiores da Instituição. Trabalha com os segmentos: Eletrotécnica, Elétrica para Refrigeração, Instrumentação e Mecatrônica.

Walter Antonio Bazzo , Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduação em Engenharia Mecânica (1978), mestrado em Engenharia Mecânica (1980) e doutorado em Educação (1998) todos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Titular na UFSC no Curso de Graduação em Engenharia Mecânica e no Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT). Fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Tecnológica (NEPET) é hoje seu coordenador. Autor de vários livros possui experiência na área de Educação Tecnológica , atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Tecnológica, CTS, Educação em Engenharia, Aspectos Didáticos e Aprendizado Tecnológico. Desde 2013 vem trabalhando com ênfase nas variáveis contemporâneas que compõem a Equação Civilizatória.

Downloads

Publicado

2022-12-07

Como Citar

CORDEIRO, M. N.; BAZZO , W. A. Variáveis contemporâneas e suas relações com a educação tecnológica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 2, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n2.a6030. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/6030. Acesso em: 18 abr. 2024.