Variáveis contemporâneas e suas relações com a educação tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n2.a6030Resumo
Resumo: A educação tecnológica é diretamente influenciada pelas alterações das tecnologias digitais e descobertas da ciência moderna. Paralelamente a este desenvolvimento científico e tecnológico, notamos um crescente número de problemas sociais e uma contínua desvalorização da vida humana, tornando a ação docente mais complexa. Este estudo teve como objetivo verificar e analisar as variáveis contemporâneas e suas relações com a educação tecnológica a partir do curso de graduação em Engenharia Mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul-IFRS, na unidade educacional de Ibirubá/RS. Para alcançar este objetivo, efetuamos um estudo conduzido através da metodologia da pesquisa participante de caráter qualitativo, mediante análise documental e revisão bibliográfica. Complementamos a pesquisa com um levantamento das concepções dos estudantes de Engenharia dos últimos semestres do curso por meio da aplicação de questionários eletrônicos. Como resultado encontrado, pode-se perceber a deficiência do Ensino em Engenharia da Instituição na construção dos conhecimentos sociais a partir das variáveis contemporâneas durante o transcorrer do processo de formação científica e tecnológica do estudante de Engenharia. Ao mesmo tempo, percebe-se que os estudantes almejam que a instituição lhes apresente a referida temática, contextualizando educação, ciência e tecnologia com os problemas sociais.
Palavras-chave: Variáveis contemporâneas. Educação tecnológica. CTS.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista a partir dos critérios abaixo:
CC BY-NC – Uso Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e realizar trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não comerciais .
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.