Uso do laboratório de ciências/biologia e o desenvolvimento de habilidades científicas: o que os estudos revelam?
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5759Resumo
Resumo: Na escola, o Laboratório de Ciências/Biologia é um espaço de ensino e de aprendizagem que pode ser utilizado para construir a aprendizagem do conhecimento científico junto com os estudantes. Dessa forma, este estudo parte da seguinte questão: como o Laboratório de Ciências/Biologia pode ser utilizado nas aulas de Ciências/Biologia nas escolas brasileiras da Educação Básica? Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender como o Laboratório de Ciências/Biologia pode ser utilizado no ensino de Biologia da Educação Básica. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura utilizando como descritores o termo laboratório e ensino de Biologia em bases de dados como o Portal de Periódicos Capes/MEC, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, os anais de trabalhos completos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências e os anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia de 2015 a 2020. Os resultados indicam que o Laboratório de Ciências/Biologia pode ser utilizado para a proposição de aulas práticas, sendo elas experimentais ou não, de projetos e de exposições didáticas, com finalidade introdutória, integrada ou complementar. Somado a isso, por meio de aulas nesse espaço, foram desenvolvidas habilidades científicas que versavam desde a proposição de hipóteses, coleta, análise e registro de dados, até a comunicação de ideias. Desse modo, essa pesquisa pode contribuir para a formação dos professores de Biologia tecendo possibilidades no uso do Laboratório de Ciências/Biologia frente a sua atuação docente.
Palavras-chave: Ensino de Biologia. Laboratório de Ciências. Educação Básica.
Resumo: Na escola, o Laboratório de Ciências/Biologia é um espaço de ensino e de aprendizagem que pode ser utilizado para construir a aprendizagem do conhecimento científico junto com os estudantes. Dessa forma, este estudo parte da seguinte questão: como o Laboratório de Ciências/Biologia pode ser utilizado nas aulas de Ciências/Biologia nas escolas brasileiras da Educação Básica? Assim, esta pesquisa teve como objetivo compreender como o Laboratório de Ciências/Biologia pode ser utilizado no ensino de Biologia da Educação Básica. Para isso, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura utilizando como descritores o termo laboratório e ensino de Biologia em bases de dados como o Portal de Periódicos Capes/MEC, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, os anais de trabalhos completos publicados no Encontro Nacional de Pesquisa e Educação em Ciências e os anais do Encontro Nacional de Ensino de Biologia de 2015 a 2020. Os resultados indicam que o Laboratório de Ciências/Biologia pode ser utilizado para a proposição de aulas práticas, sendo elas experimentais ou não, de projetos e de exposições didáticas, com finalidade introdutória, integrada ou complementar. Somado a isso, por meio de aulas nesse espaço, foram desenvolvidas habilidades científicas que versavam desde a proposição de hipóteses, coleta, análise e registro de dados, até a comunicação de ideias. Desse modo, essa pesquisa pode contribuir para a formação dos professores de Biologia tecendo possibilidades no uso do Laboratório de Ciências/Biologia frente a sua atuação docente.
Palavras-chave: Ensino de Biologia. Laboratório de Ciências. Educação Básica.
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