Tecnologias digitais para uma aprendizagem criativa: os primeiros passos do projeto Criativa
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5698Resumo
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre a interação com tecnologias digitais para uma aprendizagem criativa. Para tanto, amparamos nossa discussão na concepção do Projeto Criativa, uma iniciativa forjada por meio de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), que representará um repositório de conteúdos e ferramentas on-line, cujo objetivo é desenvolver criatividade e autonomia nos processos de aprendizagem aos estudantes da rede básica do ensino público municipal de Santa Cruz do Sul. Nossa abordagem apresenta uma proposta metodológica de desenvolvimento de processos de aprendizagem com base na interação com funcionalidades de tecnologias digitais, calcada em três etapas: seleção das funcionalidades, desenvolvimento das propostas de aprendizagem e orientação a educadores e educandos, objetivando, em fase posterior, a produção de conteúdos de caráter didático a serem disponibilizados em plataforma digital.
Palavras-chave: Aprendizagem Criativa. Tecnologias Digitais. Educação Básica. Ensino. Aprendizagem.
Resumo: O presente artigo propõe uma reflexão sobre a interação com tecnologias digitais para uma aprendizagem criativa. Para tanto, amparamos nossa discussão na concepção do Projeto Criativa, uma iniciativa forjada por meio de financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), que representará um repositório de conteúdos e ferramentas on-line, cujo objetivo é desenvolver criatividade e autonomia nos processos de aprendizagem aos estudantes da rede básica do ensino público municipal de Santa Cruz do Sul. Nossa abordagem apresenta uma proposta metodológica de desenvolvimento de processos de aprendizagem com base na interação com funcionalidades de tecnologias digitais, calcada em três etapas: seleção das funcionalidades, desenvolvimento das propostas de aprendizagem e orientação a educadores e educandos, objetivando, em fase posterior, a produção de conteúdos de caráter didático a serem disponibilizados em plataforma digital.
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