A “água” em foco: relações entre vídeos de temática socioambiental e a química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5675

Resumo

Resumo: Este estudo relata uma experiência cujo intuito foi conhecer as relações que estudantes de nível médio estabelecem entre a Química e temáticas socioambientais, por meio de suas impressões sobre vídeos. Para tal, foram selecionadas quatro produções audiovisuais que exploram a água, tema da sequência didática, fundamentada nos três momentos pedagógicos de Delizoicov. Os vídeos foram exibidos para alunos do nível médio de uma Escola Pública. O exame dos dados coletados foi inspirado em pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin. As produções fomentaram discussões para além dos conhecimentos químicos e as impressões dos estudantes remeteram a noções naturalistas de meio ambiente, sendo possível também identificar aspectos relacionados à Química, incluindo conhecimentos prévios e da unidade. Espera-se contribuir para a elaboração de práticas que incentivem questões socioambientais no Ensino de Química, por meio de um tema recorrente em livros didáticos: a água.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Ensino de Química. Percepção Ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

SANTOS BONFIM, C.; SOARES PINHEIRO, B. C. A “água” em foco: relações entre vídeos de temática socioambiental e a química. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5675. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5675. Acesso em: 24 abr. 2024.