Consciência e comportamentos ambientais de estudantes da educação profissional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5549

Resumo

Resumo: Esta pesquisa objetivou analisar a relação entre consciência e comportamentos ambientais de estudantes de uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) do Estado do Ceará. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter descritivo e com abordagem quantitativa, conduzida por meio de uma survey. Foram aplicados questionários com 111 estudantes em uma EEEP no interior do Estado do Ceará. O questionário foi composto por cinco perguntas voltadas à caracterização dos respondentes, doze itens para medir a consciência ambiental e dezesseis itens para medir os comportamentos ambientais. Para o tratamento dos dados, utilizou-se estatística descritiva, análise fatorial exploratória e teste de correlação. Os resultados evidenciaram relações positivas entre a consciência ambiental e os comportamentos ambientais dos estudantes.

Palavras-chave: Consciência Ambiental. Comportamentos Ambientais. Estudantes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Rosane Moreira da Silva, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Metodologia do Ensino de Biologia e Química pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Graduada em Química pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL). Atualmente, pertence ao quadro efetivo da Prefeitura Municipal de Sobral (PMS), ocupando o cargo de Professora de Ciências.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

MOREIRA DA SILVA, C. R. Consciência e comportamentos ambientais de estudantes da educação profissional. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 11, n. 1, 2022. DOI: 10.35819/tear.v11.n1.a5549. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5549. Acesso em: 28 mar. 2024.