A lógica dedutiva de Karl Popper como suporte para o ensino de ciências
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v11.n1.a5459Resumo
Resumo: O presente estudo faz um resgate qualitativo e bibliográfico das principais ideias de Popper, pautando-se, inicialmente, nas discussões dos problemas da indução e da demarcação, em que o autor aborda os problemas nas justificativas das experimentações. Outro aspecto levantado é a dificuldade na distinção entre as áreas matemáticas e lógicas das demais. Além disso, centra-se na defesa popperiana da falseabilidade e verificabilidade dentro do método científico e do processo construtivo hipotético. A partir da visão de Popper, pretende-se responder a seguinte questão: Como a lógica dedutiva popperiana pode contribuir no ensino da área de programação? Destaca-se a ideia da lógica dedutiva e do método dedutivo popperiano, com as quais, conhecendo suas propriedades, é possível formular uma metodologia para que se atinja a formulação de determinada lei. Também são trazidos os pontos discutidos por autores como Silveira (2009) e Ellwanger; Alves (2016), os quais demonstram a importância e a potencialidade da visão de Popper no ensino de ciências. Ao final, é proposta uma aplicação das ideias-chave discutidas no contexto do conceito de herança no ensino de programação, apresentando, assim, a flexibilidade e atemporalidade das conjecturas de Popper.
Palavras-chave: Popper. Lógica dedutiva. Ensino de ciências.
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