A narrativa escrita e o modo singular de perceber acontecimentos de iniciação à docência
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5427Resumo
Resumo: Desde o início do curso, por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), o licenciando tem sido incentivado a participar de ações ligadas ao fazer docente na escola. Inserido no contexto específico do Subprojeto Matemática do PIBID, este estudo tem por objetivo explicitar elementos da subjetividade presentes nas percepções dos pibidianos sobre os acontecimentos relativos às experiências de Iniciação à Docência de acordo com a singularidade dos sentidos atribuídos a elas. Assente na metodologia da pesquisa qualitativa, esta investigação envolve a análise interpretativa de um material escrito que reúne narrativas individuais de 20 bolsistas do programa. Os resultados evidenciam que os acontecimentos que marcaram e se constituíram experiências para pibidianos nas atividades desenvolvidas na escola referem-se: a) ao primeiro contato com os alunos; b) à compreensão do papel do professor; e c) à ressignificação da escolha profissional. Ter sido afetado por tais acontecimentos, impeliu a abertura dos pibidianos aos processos de perceber de maneira própria e contextual os seguintes aspectos relevantes que envolvem a Iniciação à Docência: a) lidar com os sentimentos de insegurança, medo e despreparo; b) elaborar estratégias de ensino a partir do conhecimento dos alunos, das suas dificuldades e formas de pensar; e c) refletir sobre as implicações das ações docentes na vida dos alunos. Assim, a narrativa escrita se manifestou como fonte de ressignificação das experiências na escola e de apoio ao processo de transição da visão de aluno à de professor na formação inicial.
Palavras-chave: Percepção profissional docente. Narrativa. PIBID.
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