O Programa Escrevendo o Futuro e as ações da Olimpíada de Língua Portuguesa na formação continuada de professores
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5370Resumo
Resumo: Este trabalho tem como propósito apresentar uma análise do Programa Escrevendo o Futuro no que se refere a algumas de suas dinâmicas como ações formativas. Busca-se identificar ações de formação de professores do Escrevendo o Futuro Olimpíadas de Língua Portuguesa através da identificação de suas características, com o intuito de analisar uma das ações do programa, juntamente com a conceituação do que a configura como ação formativa. Para nortear a análise, tem-se a seguinte questão: Que características, propostas ou recursos estão presentes no Escrevendo o Futuro que o faz assumir uma perspectiva formativa para professores? A presente pesquisa baseou na revisão bibliográfica, tomando como ponto de partida o portal do Escrevendo o Futuro em diálogo com autores que discutem formação de professores e linguagem, tais como: Bakhtin (2003), Gatti (2010), Nóvoa (2017), Signorelli (2016), Silva (2016), entre outros. Os resultados vêm apontando que o Programa Escrevendo o Futuro se caracteriza como uma ação formativa para os docentes, pois oferece a eles um espaço de se autoformarem e aprimorarem seus conhecimentos. Nota-se que ele também assegura um espaço para que os professores possam relatar suas práticas escolares, com circulação e reconhecimento do saber construído no interior das escolas, possibilitando que este contribua de forma direta ou indireta para a formação dos seus pares. Conclui-se, assim, que o Escrevendo o Futuro pode ser visto como uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional, de troca de experiências de ensino e também de valorização da voz docente.
Palavras-chave: Escrevendo o Futuro. Formação de professores. Relato de prática.
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