O Programa Escrevendo o Futuro e as ações da Olimpíada de Língua Portuguesa na formação continuada de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5370

Resumo

Resumo: Este trabalho tem como propósito apresentar uma análise do Programa Escrevendo o Futuro no que se refere a algumas de suas dinâmicas como ações formativas. Busca-se identificar ações de formação de professores do Escrevendo o Futuro Olimpíadas de Língua Portuguesa através da identificação de suas características, com o intuito de analisar uma das ações do programa, juntamente com a conceituação do que a configura como ação formativa. Para nortear a análise, tem-se a seguinte questão: Que características, propostas ou recursos estão presentes no Escrevendo o Futuro que o faz assumir uma perspectiva formativa para professores? A presente pesquisa baseou na revisão bibliográfica, tomando como ponto de partida o portal do Escrevendo o Futuro em diálogo com autores que discutem formação de professores e linguagem, tais como: Bakhtin (2003), Gatti (2010), Nóvoa (2017), Signorelli (2016), Silva (2016), entre outros. Os resultados vêm apontando que o Programa Escrevendo o Futuro se caracteriza como uma ação formativa para os docentes, pois oferece a eles um espaço de se autoformarem e aprimorarem seus conhecimentos. Nota-se que ele também assegura um espaço para que os professores possam relatar suas práticas escolares, com circulação e reconhecimento do saber construído no interior das escolas, possibilitando que este contribua de forma direta ou indireta para a formação dos seus pares. Conclui-se, assim, que o Escrevendo o Futuro pode ser visto como uma oportunidade de aperfeiçoamento profissional, de troca de experiências de ensino e também de valorização da voz docente.

Palavras-chave: Escrevendo o Futuro. Formação de professores. Relato de prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Míriam Fernanda Costa, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Alfabetização e Letramento pela Faculdade Metodista Granbery. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora e pesquisadora voluntária do GISE - Grupo Interação, Sociedade e Educação (CNPq/UFJF). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8989-2591. E-mail:[email protected].

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

COSTA, M. F. O Programa Escrevendo o Futuro e as ações da Olimpíada de Língua Portuguesa na formação continuada de professores. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5370. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5370. Acesso em: 23 abr. 2024.