Relato de aplicação de PjBL na área de sistemas elétricos de potência à acadêmicos de graduação
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5334Resumo
Resumo: As discussões acerca dos processos de ensino e aprendizagem têm ganhado evidência na educação superior, com o objetivo de reduzir a evasão escolar e estimular o aprendizado. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência da aplicação de uma aprendizagem baseada em projeto, do inglês, project based learning (PjBL). O método ativo foi aplicado à uma turma das fases finais do curso de graduação em Engenharia Elétrica. No decorrer do trabalho são comentadas as etapas da aplicação do PjBL, os métodos de ensino utilizados, a contextualização do caso, os desafios enfrentados pelo docente, a resistência por parte dos acadêmicos, projeto escolhido e suas especificações, o método avaliativo aplicado e para concluir, os relatos do docente, referente às habilidades e competência adquirida pelos acadêmicos ao final do processo. A aplicação da metodologia ativa do tipo PjBL exige um grande desdobramento por parte do docente e dos acadêmicos, ampliando o tempo de trabalho fora de sala de aula, mas apresenta bons resultados no processo de aprendizagem. Ao final da componente curricular, na perspectiva do docente, ao comparar com modelo expositivo, há indícios que apoiam a melhora do aprendizado teórico, maior envolvimento e participação dos acadêmicos, que contribui com a formação de egressos melhor adaptados aos desafios profissionais.
Palavras-chave: Aprendizado baseado em projetos. Aplicação de metodologia ativa no ensino. Relato de experiência.
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