Relato de aplicação de PjBL na área de sistemas elétricos de potência à acadêmicos de graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5334

Resumo

Resumo: As discussões acerca dos processos de ensino e aprendizagem têm ganhado evidência na educação superior, com o objetivo de reduzir a evasão escolar e estimular o aprendizado. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência da aplicação de uma aprendizagem baseada em projeto, do inglês, project based learning (PjBL). O método ativo foi aplicado à uma turma das fases finais do curso de graduação em Engenharia Elétrica. No decorrer do trabalho são comentadas as etapas da aplicação do PjBL, os métodos de ensino utilizados, a contextualização do caso, os desafios enfrentados pelo docente, a resistência por parte dos acadêmicos, projeto escolhido e suas especificações, o método avaliativo aplicado e para concluir, os relatos do docente, referente às habilidades e competência adquirida pelos acadêmicos ao final do processo. A aplicação da metodologia ativa do tipo PjBL exige um grande desdobramento por parte do docente e dos acadêmicos, ampliando o tempo de trabalho fora de sala de aula, mas apresenta bons resultados no processo de aprendizagem. Ao final da componente curricular, na perspectiva do docente, ao comparar com modelo expositivo, há indícios que apoiam a melhora do aprendizado teórico, maior envolvimento e participação dos acadêmicos, que contribui com a formação de egressos melhor adaptados aos desafios profissionais.

Palavras-chave: Aprendizado baseado em projetos. Aplicação de metodologia ativa no ensino. Relato de experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Pupin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Doutor em Engenharia Elétrica. Professor Titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, Chapecó/SC.

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Doutora em Educação. Professora Titular na graduação e pós graduação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, Chapecó/SC.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

PUPIN, C. E.; PIECZKOWSKI, T. M. Z. Relato de aplicação de PjBL na área de sistemas elétricos de potência à acadêmicos de graduação. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5334. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5334. Acesso em: 29 mar. 2024.