Contornos formativos em tempos de pandemia: percepções de professoras/pesquisadoras da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5321

Resumo

Resumo: O presente momento, impactado pela passagem de uma pandemia, provocou mudanças nas práticas de professores que atuam em diferentes etapas da educação e na formação docente. Pensando nesse cenário, neste artigo conduzimos uma discussão acerca dos aparentes delineamentos formativos que vêm sendo assumidos no período de ensino remoto, com o objetivo de identificar e analisar suas implicações para as práticas pedagógicas, tomando como fonte geradora de dados nossas próprias experiências, enquanto professoras e pesquisadoras da Educação Básica. A pesquisa empreendida é qualitativa e aprecia os dados suscitados à luz da Análise de Conteúdo e do referencial nacional e estrangeiro do campo da formação continuada de professores. Sinaliza que os recentes contornos esboçados para a formação de professores promovem o fortalecimento da relação entre pares, o engajamento para a aprendizagem de estratégias de ensino condizentes com as demandas da educação não presencial, e o apoio da equipe gestora.

Palavras-chave: Formação docente. Educação Básica. Pandemia Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Universidade Estadual de Campinas

Professora de Educação Básica na Escola SESI de Araraquara. Doutoranda em Educação na Universidade Estadual de Campinas e membro dos grupos de pesquisa Letramento do Professor (IEL/UNICAMP), ALLE/AULA (FE/UNICAMP) e GEPFEC (FCLAr/UNESP).

Flávia Graziela Moreira Passalacqua, Universidade Estadual Paulista

Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara, e Vice coordenadora do grupo de pesquisa GEPFEC (UNESP/FCLAr).

Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço, Universidade Estadual Paulista

Professora de Educação Básica na rede municipal de ensino de Ibaté. Doutora em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara, e membro dos grupos de pesquisa GEPFEC (FCLAr/UNESP).

Evelin Oliveira de Rezende Piza, Universidade Estadual Paulista

Professora de Educação Infantil na rede municipal de ensino de Araraquara/SP. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar na Universidade Estadual Paulista, campus de Araraquara, e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas na Educação Básica-Educação Especial (GEPEBE/UNESP/FCLar).

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

AMORIM TAMAIO DE SOUZA, N. C.; MOREIRA PASSALACQUA, F. G.; SILVEIRA SOUZA LONGHIN LOURENÇO, R.; OLIVEIRA DE REZENDE PIZA, E. Contornos formativos em tempos de pandemia: percepções de professoras/pesquisadoras da educação básica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5321. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5321. Acesso em: 28 mar. 2024.