Concepções e percepções dos técnicos administrativos em educação acerca da inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas na educação profissioinal e tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5257Resumo
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as concepções e percepções dos Técnicos Administrativos em Educação quanto à inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa se insere numa abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, aplicado com os 24 técnicos administrativos que compõem o quadro efetivo de um campus do Instituto Federal de Alagoas, por meio da plataforma online Google Forms. Com base na análise dos resultados, depreende-se que os técnicos administrativos são atores sociais relevantes à disseminação dos valores construídos no ambiente escolar, de tal modo que suas práticas podem somar-se às dos demais profissionais, visando à consolidação de um projeto educacional inclusivo, que transcende a sala de aula e a relação professor-aluno, para acontecer em todos os espaços e na interação com todos os que compõem as instâncias administrativas e pedagógicas da instituição. Concluiu-se, entretanto, que existe uma demanda de formação em educação inclusiva para esses profissionais, tendo em vista a superação do modelo educacional que secundariza e invisibiliza a participação dos técnicos na construção de práticas educativas inclusivas.
Palavras-chave: Inclusão. Formação integrada. Técnico Administrativo em Educação.
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