Concepções e percepções dos técnicos administrativos em educação acerca da inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas na educação profissioinal e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5257

Resumo

Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar as concepções e percepções dos Técnicos Administrativos em Educação quanto à inclusão de estudantes com Necessidades Educacionais Específicas na Educação Profissional e Tecnológica. A pesquisa se insere numa abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado, aplicado com os 24 técnicos administrativos que compõem o quadro efetivo de um campus do Instituto Federal de Alagoas, por meio da plataforma online Google Forms. Com base na análise dos resultados, depreende-se que os técnicos administrativos são atores sociais relevantes à disseminação dos valores construídos no ambiente escolar, de tal modo que suas práticas podem somar-se às dos demais profissionais, visando à consolidação de um projeto educacional inclusivo, que transcende a sala de aula e a relação professor-aluno, para acontecer em todos os espaços e na interação com todos os que compõem as instâncias administrativas e pedagógicas da instituição. Concluiu-se, entretanto, que existe uma demanda de formação em educação inclusiva para esses profissionais, tendo em vista a superação do modelo educacional que secundariza e invisibiliza a participação dos técnicos na construção de práticas educativas inclusivas.

Palavras-chave: Inclusão. Formação integrada. Técnico Administrativo em Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hérlei Mariano Martins Alves, IFAL

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (2010). Especialização em Supervisão e Orientação Educacional pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2014). Mestranda no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/Ifal).

Géssika Cecília Carvalho, IFAL

Doutora em Sociologia pela UFPB, Mestre em Sociologia pela UFPE, Graduada em Ciências Sociais pela UFPE. Professora do Instituto Federal de Alagoas.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

MARIANO MARTINS ALVES, H.; CECÍLIA CARVALHO, G. Concepções e percepções dos técnicos administrativos em educação acerca da inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas na educação profissioinal e tecnológica. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5257. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5257. Acesso em: 18 abr. 2024.