A educação básica e suas contextualizações: a tecnologia e a escola do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5220

Resumo

Resumo: O presente artigo reflete sobre as contextualizações da Educação Básica e a inserção das tecnologias educacionais nos currículos das escolas do campo. Assim, pauta-se no objetivo central de refletir sobre o uso das tecnologias na educação do campo, no município de Pitanga-PR, enfocando nos pontos críticos a esse respeito, tanto nas escolas rurais como nas urbanas. Desse modo, aborda-se sobre conceitos e leis que versam sobre o direito à educação para os alunos dessa etapa educacional, com perspectivas tanto para os estudantes da zona urbana, como da zona rural. Apresenta-se ainda algumas questões voltadas à Educação Infantil para crianças de 4 a 5 anos de idade, matriculadas na pré-escola, além de explorar os dados e informações dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, optou-se pela pesquisa qualitativa, desenvolvida em forma de estudo de campo, revisão bibliográfica dos temas trabalhados e análise dos dados.

Palavras-chave: Educação Básica. Tecnologias. Escola do Campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrieli Dal Pizzol, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO); Professora colaboradora no Departamento de Pedagogia (DEPED) na Universidade estadual do centro-Oeste (UNICENTRO).

Jamile Santinello, Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro

Doutora em Comunicação- UFRJ, Docente efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO- Departamento de Pedagogia-DEPED/G; Docente do Programa Pós-Graduação em Educação - Mestrado em Educação

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

DAL PIZZOL, A.; SANTINELLO, J. . A educação básica e suas contextualizações: a tecnologia e a escola do campo. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5220. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5220. Acesso em: 28 mar. 2024.