Elementos constituintes da identidade docente de duas professoras experientes dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5168

Resumo

Resumo: A aprendizagem da docência percorre a trajetória pessoal, os processos formativos e profissionais dos professores e sofre influência de diferentes aspectos, sendo estes responsáveis pela construção da identidade profissional docente. Por essas reflexões, este estudo procurou responder: quais elementos caracterizam a constituição da identidade docente de duas professoras experientes dos anos iniciais do Ensino Fundamental? Esses elementos podem ter influenciado na escolha e interesse de participarem de um programa de mentoria? De que maneira? Buscou-se identificar elementos e características desse processo, por meio da análise de memoriais de formação, e observar de que maneiras essa constituição influenciou na escolha e no interesse de atuarem em um programa de mentoria. Sob um viés qualitativo, foram analisados o percurso da infância e escolarização, a formação inicial, o início da docência e a trajetória de atuação profissional, com enfoque no início da carreira. Os resultados apontam que a família, o exemplo/modelo de professores, os colegas de trabalho, as experiências de formação continuada, o comprometimento político, o envolvimento em processos reflexivos e o ser resiliente, influenciaram fortemente na construção da identidade docente das professoras. Nesse sentido, observou-se que alguns desses elementos, constituintes de suas identidades docentes, como o apoio recebido por seus pares (iniciantes e experientes) no início da carreira, a busca constante por formação continuada e o comprometimento e engajamento político parecem ter influenciado na escolha dessas professoras de atuarem como mentoras de professores iniciantes. 

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente. Formação contínua. Memoriais de formação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Francine Ferreira da Silva, Universidade Federal de São Carlos

Jéssica Francine Ferreira da Silva. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSCar.

Endereço eletrônico: [email protected]

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8303-2467

 

 

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos

Ana Paula Gestoso de Souza. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar.

Endereço eletrônico: [email protected]

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2015-0829

Aline Massako Murakami Tiba, Universidade Federal de São Carlos

Aline Massako Murakami Tiba. Pedagoga licenciada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). 

Endereço eletrônico: [email protected]

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4093-265X

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

FRANCINE FERREIRA DA SILVA, J.; GESTOSO DE SOUZA, A. P.; MASSAKO MURAKAMI TIBA, A. Elementos constituintes da identidade docente de duas professoras experientes dos anos iniciais do ensino fundamental. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5168. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5168. Acesso em: 19 abr. 2024.