Proposta de indicadores de avaliação do PPSUS e de outros programas de fomento descentralizado sob gestão do CNPq

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n2.a5098

Resumo

Resumo: A descentralização das políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação tem sido uma estratégia adotada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para redução das desigualdades regionais nessa área. Visando a redução das desigualdades na área específica de Ciência, Tecnologia e Inovação em saúde, o Ministério da Saúde criou, em 2004, o Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde. Para operacionalizar o Programa, o CNPq firma convênios com as Fundações de Amparo à Pesquisa nos estados. Assim como o PPSUS, há outros programas sob gestão do CNPq em que é utilizado também este mesmo instrumento com as FAPs. A ausência de indicadores de insumo e resultado para acompanhamento e avaliação das ações de fomento descentralizado suscitou a realização deste estudo cujo objetivo foi elaborar indicadores de insumo e resultado para o PPSUS e para outros programas de fomento descentralizado, baseados na técnica Conferência de Consenso, descrevendo o caminho percorrido nessa elaboração. Foi realizada uma pesquisa metodológica, de abordagem quali-quantitativa. A Conferência de Consenso propiciou, como resultado, a obtenção de duas Matrizes: uma contendo indicadores de insumo e resultado para o PPSUS e outra para os demais programas. Concluiu-se que apesar da dificuldade na tentativa de se obter indicadores comuns para as ações operacionalizadas por meio do fomento descentralizado, tendo em vista a diversidade de objetivos e arranjos específicos de cada programa, foi possível propor um rol de indicadores aos gestores do CNPq.

Palavras-chave: Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação. PPSUS. Conferência de Consenso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS.

Carolina Bittencourt Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e mestranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Luciana Calabró, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

OLIVEIRA, S.; BITTENCOURT GOMES, C.; CALABRÓ, L. Proposta de indicadores de avaliação do PPSUS e de outros programas de fomento descentralizado sob gestão do CNPq. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 2, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n2.a5098. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5098. Acesso em: 28 mar. 2024.