Intermídias entre autorias: reflexões didático-pedagógicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a5040

Resumo

Resumo: Neste artigo analisam-se recortes de book trailers baseados na obra O auto da barca do inferno, de Gil Vicente, e produzidos por estudantes do primeiro ano de um Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. A partir da produção audiovisual, a pesquisa procurou analisar o uso da intermidialidade como potencializadora da autoria discente no ensino e aprendizagem de Literatura. Para tanto, alguns enquadramentos foram investigados com base em pressupostos teóricos vinculados à intermidialidade, aos multiletramentos e à autoria, com subsídio, especialmente, em Clüver (2006), Rojo (2012), Kucer (2015) e Orlandi (2015). A pesquisa evidenciou que o uso das intermídias aliado à perspectiva dos multiletramentos favorece a aproximação entre ensino e realidade social, o que configura uma aprendizagem significativa, tendo em vista que os jovens consomem e produzem conteúdos midiáticos rotineiramente e que a escola, portanto, deve aliar-se a essas práticas midiáticas a fim de favorecer a formação integral de agentes do conhecimento. 

Palavras-chave: Literatura. Ensino. Intermidialidade. O auto da barca do inferno. Book trailers.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline de Morais, IFRS

Doutora em Letras (UCS). Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade (UCS). Especialista em Educação a Distância (UNOPAR). Graduada em Letras (UPF). Atua como docente do Ensino Básico Técnico e Tecnológico (EBTT), no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Vacaria. É coordenadora do Colegiado da Pós-Graduação em Docência na Educação Básica, Campus Vacaria. Tem experiência em docência de Língua Portuguesa, Literatura e Redação.

Juliene da Silva Marques, IFC

Professora de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS, Campus Restinga). Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Mestra em Ciências da Linguagem (Unisul). Especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Capivari (Fucap) e em Ensino de Língua Espanhola pela Faculdade Única de Ipatinga (Única). Graduada em Licenciatura em Letras: Português e Espanhol (Unisul) e em Pedagogia (Uninter). Atuou como professora substituta de Língua Portuguesa no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC, Campus Tubarão). Também foi professora da Rede Estadual e da Rede Municipal de Ensino, na cidade de Tubarão/SC. Tem como principal área de interesse a Análise de Discurso, direcionando-se ainda para temáticas vinculadas à Sociolinguística, Linguística Textual e Filosofia Política. ([email protected]

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

DE MORAIS, C.; DA SILVA MARQUES, J. Intermídias entre autorias: reflexões didático-pedagógicas . #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a5040. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/5040. Acesso em: 28 mar. 2024.