Uso de simulações computacionais em aulas de Física: um estudo sobre a sua influência no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4908Resumo
Resumo: Uma das alternativas para auxiliar o professor no processo de inclusão do estudante com deficiência é o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), uma vez que esses recursos podem criar situações de aprendizagens mais equitativas. Sendo assim, o presente artigo tem por objetivo compreender as potencialidades do uso das TIC, especificamente das simulações computacionais, para o processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência, nas aulas de Física de uma escola regular da educação básica. A pesquisa é de cunho qualitativo, fundamentada principalmente nas pesquisas de Flick (2009). A análise do estudo se deu a partir dos dados obtidos por meio de diário de campo, questionários, atividades realizadas pelos estudantes e gravações, todos realizados durante o desenvolvimento das atividades relacionadas à essa pesquisa. Observou-se, ao longo das intervenções, que os recursos tecnológicos favoreceram o processo de aprendizagem, trazendo maior significação aos conteúdos abordados, possibilitando que a aprendizagem fosse realizada de maneira lúdica, bem como uma alternativa para o estudante sair da posição passiva da construção do seu conhecimento e ser um agente ativo, o que se entende ser importante para uma aprendizagem efetiva. Além disso, as simulações computacionais se configuraram como recursos válidos para facilitar e superar algumas limitações dos estudantes com deficiência. Por fim, a pesquisa mostrou que estratégias didáticas aliadas a tecnologias digitais são significativas para o processo de aprendizagem dos estudantes.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Simulações Computacionais. Ensino de Física.
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