Literacia científica: a importância da formação de competências para a popularização e percepção pública de CT&I
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4902Resumo
Resumo: Neste trabalho, tomamos a formação científica como objeto de estudo e questionamos como ela está contemplada no Plano Nacional de Educação - 2014-2024. O objetivo deste artigo é abordar a importância desse tipo de formação como estratégia, no ambiente escolar, para a aquisição da literacia científica, contribuindo para a popularização e melhoria da percepção pública da ciência, da tecnologia e da inovação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental e analítico-descritiva, a qual utiliza-se da técnica de análise de conteúdo. Por meio de uma dimensão quantitativa complementar, é possível relacionar os dados indicadores da qualidade da educação nacional e da percepção pública de ciência e tecnologia no país com competências no domínio da literacia científica. Ainda mais, mostra-nos que o país precisa de uma revisão em sua política nacional de educação, considerando que os resultados dos indicadores revelam o não atingimento das metas estabelecidas. A formação científica deve ser considerada, ao longo de todo o percurso educativo, como uma valiosa ferramenta em prol de uma cidadania crítica e participativa na sociedade do conhecimento, importante processo de preparação para a literacia científica.
Palavras-chave: Consciência científica. Educação científica na Educação Básica. Literacia.
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