Avaliação normativa do programa PPSUS: um estudo de caso no âmbito do CNPq

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4873

Resumo

Resumo: O Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS), uma das políticas de fomento descentralizado do CNPq, busca a redução das desigualdades em ciência, tecnologia e inovação em saúde, por meio do financiamento de pesquisas em linhas prioritárias definidas por cada Unidade da Federação. O objetivo do estudo é realizar uma avaliação normativa do PPSUS, no âmbito do CNPq, e estimar o seu grau de implantação, baseada em critérios/indicadores e parâmetros orientados pela construção do modelo lógico e validados pela técnica Conferência de Consenso. Foi realizado um estudo de caso. Os dados foram coletados por meio das técnicas de análise documental e de observação participante. Os resultados mostraram que o grau de implantação dos componentes estrutura e processo foram, respectivamente, 66,66% e 84,21%.  Os resultados indicam que o programa  apresenta implantação satisfatória, porém com necessidades de melhorias na gestão do fomento.

Palavras-chave: Avaliação normativa. Fomento descentralizado. PPSUS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Rachel de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Odontologia e Especialização em Odontopediatria e Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde. É analista em Ciência e Tecnologia no CNPq e atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Carolina Bittencourt Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de Brasília - UnB (2006) e especialista em Atenção Farmacêutica (2009) e Vigilância Sanitária (2009) pela Universidade Católica de Goiás - PUC GOIÁS, bem como em Farmacologia (2012) pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atualmente é Analista em Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e mestranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Luciana Calabró, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul (2001), mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Educação em Ciência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é bolsista PNPD do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cientometria, Divulgação Científica e Educação.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

RACHEL DE OLIVEIRA, S.; BITTENCOURT GOMES, C.; CALABRÓ, L. Avaliação normativa do programa PPSUS: um estudo de caso no âmbito do CNPq. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4873. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4873. Acesso em: 29 mar. 2024.