Percepções sobre a educação em anatomia humana pós-pandemia do Covid-19: revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4849

Resumo

Resumo: No ano de 2020, a pandemia do novo coronavírus impeliu ao isolamento social e à virtualização da educação. Nesse cenário, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura para investigar como os docentes utilizaram as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino remoto de anatomia humana, assim como suas percepções e perspectivas sobre a educação em anatomia pós-pandemia. Entre os 214 artigos encontrados, cinco foram analisados mediante os critérios de inclusão. Como resultados, os professores realizaram aulas teóricas e práticas, síncronas e assíncronas, por videoconferências com interação, assim como disponibilizaram recursos educacionais (RE) tais como fotos, vídeos, atlas virtuais 2D e 3D, simulações virtuais e programas de dissecção on-line, em ambientes virtuais de aprendizagem. Entre as percepções, foi relatado: possibilidade de criar RE, necessidade de melhorar habilidades no uso de TDIC, dificuldade em avaliar, dificuldades na relação professor-aluno, falta de tempo e sobrecarga de trabalho. As perspectivas sobre a educação em anatomia pós-pandemia incluíram uma abertura à inserção de TDIC e ao ensino híbrido, uma reavaliação da necessidade do uso de cadáveres, a colaboração docente em comunidades de práticas e um maior suporte institucional à educação on-line. Como conclusão, é difícil prever o impacto do ensino remoto na educação em anatomia; contudo, os estudos analisados apontam para uma mudança de paradigmas por meio da inserção de TDIC no currículo e da reavaliação do uso de cadáveres em aulas práticas.

Palavras-chave: Ensino de Anatomia. Ensino remoto. Tecnologias digitais. Coronavírus. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Fernandes dos Santos Bottino, Universidade Federal Fluminense/ Professora Associada de Neurociências e Neurobiologia

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado/UERJ), Mestrado em Morfologia (UERJ), Doutorado em Biologia Humana e Experimental (UERJ) e Especialização em A Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno (PUCRS).

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

FERNANDES DOS SANTOS BOTTINO, C. Percepções sobre a educação em anatomia humana pós-pandemia do Covid-19: revisão sistemática da literatura. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4849. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4849. Acesso em: 28 mar. 2024.