Percepções sobre a educação em anatomia humana pós-pandemia do Covid-19: revisão sistemática da literatura
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4849Resumo
Resumo: No ano de 2020, a pandemia do novo coronavírus impeliu ao isolamento social e à virtualização da educação. Nesse cenário, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura para investigar como os docentes utilizaram as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ensino remoto de anatomia humana, assim como suas percepções e perspectivas sobre a educação em anatomia pós-pandemia. Entre os 214 artigos encontrados, cinco foram analisados mediante os critérios de inclusão. Como resultados, os professores realizaram aulas teóricas e práticas, síncronas e assíncronas, por videoconferências com interação, assim como disponibilizaram recursos educacionais (RE) tais como fotos, vídeos, atlas virtuais 2D e 3D, simulações virtuais e programas de dissecção on-line, em ambientes virtuais de aprendizagem. Entre as percepções, foi relatado: possibilidade de criar RE, necessidade de melhorar habilidades no uso de TDIC, dificuldade em avaliar, dificuldades na relação professor-aluno, falta de tempo e sobrecarga de trabalho. As perspectivas sobre a educação em anatomia pós-pandemia incluíram uma abertura à inserção de TDIC e ao ensino híbrido, uma reavaliação da necessidade do uso de cadáveres, a colaboração docente em comunidades de práticas e um maior suporte institucional à educação on-line. Como conclusão, é difícil prever o impacto do ensino remoto na educação em anatomia; contudo, os estudos analisados apontam para uma mudança de paradigmas por meio da inserção de TDIC no currículo e da reavaliação do uso de cadáveres em aulas práticas.
Palavras-chave: Ensino de Anatomia. Ensino remoto. Tecnologias digitais. Coronavírus. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
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