Panorama das teorias de aprendizagem utilizadas nas pesquisas em ensino de física para deficientes visuais e os produtos educacionais da área
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4814Resumo
Resumo: Este trabalho buscou investigar quais teorias de aprendizagem são utilizadas nas pesquisas atuais em ensino de física, na área de inclusão, especificamente no que se refere à deficiência visual, bem como apresentar os tipos de recursos didáticos produzidos nestes trabalhos. Com esse propósito, realizou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter bibliográfico e do tipo estado da arte acerca de pesquisas que abordam as referidas temáticas. Foram analisados os artigos com classificações A1, A2, B1 e B2 publicados na Plataforma Sucupira, as dissertações do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física e o banco de teses e dissertações da CAPES de 2015 a 2019. Foram encontrados 26 trabalhos, avaliados segundo o método de análise de conteúdo de Bardin, com destaques aos seguintes aspectos: metodologia, conteúdos, produto educacional e teorias de aprendizagem utilizados em cada trabalho. Constatou-se que os artigos, de maneira geral, não trazem embasamento teórico em teorias de aprendizagem, e que a maioria das teses e dissertações pesquisadas se baseia na corrente cognitivista de aprendizagem, com enfoque no sociointeracionismo de Vygotsky. Foi possível perceber também a necessidade de se ampliar as pesquisas em ensino para deficientes visuais em física, de se levar em conta outros sentidos que não o tátil para a produção de material didático, além de que tais pesquisas possam ser desenvolvidas pautadas em fundamentos teóricos de aprendizagem.
Palavras-chave: Teorias de aprendizagem. Educação inclusiva. Deficientes visuais. Ensino de física.
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