Desafios e oportunidades do uso da tecnologia na prática docente: uma revisão em torno do TPACK no Brasil

Autores

  • Maykon Nise Furtado Universidade de São Caetano do Sul - USCS
  • Guilherme Laranjeira Mendonça Oliveira Universidade de São Caetano do Sul
  • Ismael Moura Parede Universidade de São Caetano do Sul
  • Carlos Alexandre Felício Brito Universidade de São Caetano do Sul https://orcid.org/0000-0002-0060-8644

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4792

Resumo

Resumo: A utilização da tecnologia no ambiente educacional faz-se cada vez mais presente, de acordo com as demandas sociais eminentes, e, com isso, sujeita que os professores saibam como lidar com tais recursos, potencializando suas práticas pedagógicas, estabelecendo assim a importância do modelo TPACK - Technological Pedagogical And Content Knowledge (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo). Esta pesquisa, de caráter qualitativo, objetiva revisar, de forma sistemática, a literatura existente, no espaço temporal entre 2015 e 2020, que verse sobre o desenvolvimento do modelo TPACK nas pesquisas nacionais. Objetiva-se verificar as perspectivas e identificar os desafios dessa proposta pedagógica. Diante disso, os resultados apresentam a análise de 20 produções acadêmicas, tendo o ápice da quantidade de publicações em 2017, sendo que metade dos estudos analisados são provenientes da região sul e a maioria são artigos publicados em revistas. Outro aspecto importante é a precariedade de estudos empíricos, sendo mais da metade revisões da literatura.

Palavras-chave: TPACK. Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. TDIC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maykon Nise Furtado, Universidade de São Caetano do Sul - USCS

Mestrando em Educação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Graduado em Administração de Empresas. Atualmente trabalha no SENAC SP como Professor de Educação Profissional na área de Desenvolvimento Social. Atuou na Coordenação Pedagógica na Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos e possui experiências em empresas de grande porte e já desenvolveu trabalhos voluntários na África.

Guilherme Laranjeira Mendonça Oliveira, Universidade de São Caetano do Sul

Mestrando em Educação - Formação de Professores e Gestores pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), pós graduando em MBA de Gestão Estratégica de Pessoas pela Universidade São Judas Tadeu (USJT), possui formação em Engenharia Química pela Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Atua como Professor nas disciplinas da área de exatas, no Governo do Estado de São Paulo, na região de Santos.

Ismael Moura Parede, Universidade de São Caetano do Sul

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO (2003), Licenciado em Engenharia Elétrica, Pós-Graduação em Engenharia Engenharia de Redes e Serviços de Telecomunicações e Especialização em Docência do Ensino Superior. Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo, professor da Faculdade de Tecnologia São Caetano do Sul e professor da Escola Técnica Estadual Lauro Gomes, professor na Universidade de São Caetano do Sul USCS. Gerente comercial - ZAPS Pesquisa e Comércio de produtos Inovadores Ltda, consultor na Empresa DK8 Tecnologia Educacional Ltda.Tem experiência na área de Ciência da Computação, Especialista em Redes de Computadores e Teleprocessamento atua em sistemas embarcados, automatizados, tecnologia pneumática, eletropneumática e automação industrial.

Carlos Alexandre Felício Brito, Universidade de São Caetano do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre (1990), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000); Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). É Professor Doutor da Universidade Paulista e Professor-ID da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Exerce a função na USCS na graduação no Núcelo Comum (Metodologia da Pesquisa) e na áre da Educação Física (Disciplinas Específicas). Atua nos Strictu Sensu da USCS em dois programas: i) Mestrado Profissional em Educação; ii) Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde. Atualmente, compõe o grupo de avaliadores do MEC-INEP e Gestor do Programa de Mestrado Profissional em Inovação no Ensino Superior em Saúde da USCS.

Downloads

Publicado

2021-07-05

Como Citar

NISE FURTADO, M.; LARANJEIRA MENDONÇA OLIVEIRA, G.; MOURA PAREDE, I.; ALEXANDRE FELÍCIO BRITO, C. Desafios e oportunidades do uso da tecnologia na prática docente: uma revisão em torno do TPACK no Brasil. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4792. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4792. Acesso em: 28 mar. 2024.