Desafios e oportunidades do uso da tecnologia na prática docente: uma revisão em torno do TPACK no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4792Resumo
Resumo: A utilização da tecnologia no ambiente educacional faz-se cada vez mais presente, de acordo com as demandas sociais eminentes, e, com isso, sujeita que os professores saibam como lidar com tais recursos, potencializando suas práticas pedagógicas, estabelecendo assim a importância do modelo TPACK - Technological Pedagogical And Content Knowledge (Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo). Esta pesquisa, de caráter qualitativo, objetiva revisar, de forma sistemática, a literatura existente, no espaço temporal entre 2015 e 2020, que verse sobre o desenvolvimento do modelo TPACK nas pesquisas nacionais. Objetiva-se verificar as perspectivas e identificar os desafios dessa proposta pedagógica. Diante disso, os resultados apresentam a análise de 20 produções acadêmicas, tendo o ápice da quantidade de publicações em 2017, sendo que metade dos estudos analisados são provenientes da região sul e a maioria são artigos publicados em revistas. Outro aspecto importante é a precariedade de estudos empíricos, sendo mais da metade revisões da literatura.
Palavras-chave: TPACK. Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo. TDIC.
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