Plataformas online para a mediação remota no ensino superior público angolano em tempos de COVID-19

Autores

  • Herculano Henriques Chingui Chitungo Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v10.n1.a4662

Resumo

Resumo: No cenário educacional angolano, com a publicação do recente Decreto Presidencial nº 59/20, de 3 de março de 2020, que aprova o regulamento das modalidades de ensino a distância e semipresencial no subsistema de ensino superior, o país reforça o ensino com o recurso às tecnologias digitais, como medidas de apoio ao ensino presencial, uma medida oportuna, particularmente em situação de emergência de saúde pública, como o da pandemia de COVID-19. Este artigo objetiva apresentar alternativas de ensino-aprendizagem através de plataformas online gratuitas Google Classroom (ferramenta assíncrona), Meet e Zoom (ferramentas síncronas) e suas potencialidades pedagógicas para o ensino remoto no ensino superior público angolano no período de COVID-19. Trata-se de uma pesquisa diagnóstica, exploratória, descritiva e qualitativa, através da aplicação de um questionário online aos professores do Instituto Superior Politécnico do Cuanza Sul, a fim de explorar suas possíveis percepções em relação ao uso de plataformas online no período de pandemia. A partir da análise de conteúdos do questionário, há evidências de resultados positivos para o uso de plataformas online como o Google Classroom, Meet e Zoom no processo de ensino-aprendizagem no período de pandemia e que existe carência de oferta de formação para os professores sobre o uso de tecnologias digitais educacionais nesse período. Espera-se com este estudo auxiliar os professores universitários angolanos que pretendem alternar suas aulas presenciais por meio do ensino remoto e que certos resultados de aprendizagem podem ser alcançados durante e após o período de COVID-19.

Palavras-chave: COVID-19. Educação Superior. Plataformas online. Ensino Remoto.

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Publicado

2021-07-05

Como Citar

CHITUNGO, H. H. C. Plataformas online para a mediação remota no ensino superior público angolano em tempos de COVID-19. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 10, n. 1, 2021. DOI: 10.35819/tear.v10.n1.a4662. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4662. Acesso em: 19 abr. 2024.