This Land is Mine!: relato de uma experiência gamificada na capacitação de professores em TDIC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4498

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo descrever um relato de experiência em que uma estratégia gamificada, denominada ‘This Land Is Mine!’, foi adotada na formação de docentes em TDIC. O seu propósito foi demonstrar aos participantes como a gamificação pode ser aplicada em sala de aula (atendendo a suas dinâmicas, mecânicas e componentes) e como as competências da BNCC podem ser abordadas de modo lúdico. No seu desenvolvimento, foi utilizada a pesquisa bibliográfica para orientar o planejamento da estratégia, além de uma pesquisa-ação, que contou com 12 participantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS vinculados ao Mestrado Profissional em Informática da Educação – MPIE, que tem entre seus propósitos a formação de docentes. Além disso, o estudo ainda incluiu coleta de dados por meio de questionário e avaliação, através de um momento de reflexão, bem como observação do ambiente da prática pedagógica realizada. Como resultados, pode-se perceber que a gamificação, para ser aplicada em sala de aula, deve ser bem planejada, e que, embora várias tecnologias tenham sido utilizadas na experiência, as atividades que foram melhor avaliadas foram as que envolveram criatividade, trabalho em equipe e colaboração.

Palavras-chave: Formação de Professores. TDIC. Gamificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karen Cristina Braga, IFRS

Mestre em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS (2020), pós-graduada em Informática na Educação pela Universidade Feevale (2008), e bacharel em Informática, ênfase: Análise de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos (1999)

Calebe da Silva Borges

Mestrando do Mestrado Profissional em Informática na Educação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Silvia de Castro Bertagnolli, IFRS

Doutora em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004). Professora Orientadora do Mestrado Profissional em Informática na Educação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

BRAGA, K. C. .; DA SILVA BORGES, C. .; DE CASTRO BERTAGNOLLI, S. This Land is Mine!: relato de uma experiência gamificada na capacitação de professores em TDIC. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4498. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4498. Acesso em: 28 mar. 2024.