Produção de vídeos: uma intervenção pedagógica no ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4466

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma intervenção pedagógica realizada com treze estudantes que concluíram o curso de espanhol do Centro de Línguas de um Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia. Essa intervenção ocorreu por meio de um curso de extensão que visou investigar de que maneira a produção de vídeos pode promover melhorias no processo de ensino e aprendizagem do espanhol como língua adicional, de modo a torná-lo mais interativo e ativo. Para isso, foi elaborada e aplicada uma WebQuest para nortear a realização de tarefas propondo a produção de vídeos e o uso de ferramentas digitais como o software Canva e aplicativos de edição de imagens. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi conduzida como uma intervenção pedagógica. Os dados coletados por meio de observação e questionários foram analisados pelo método de análise de conteúdos e evidenciam resultados positivos para a utilização de vídeos como produção na aprendizagem de espanhol como língua adicional.

Palavras-chave: Vídeo como produção. WebQuest. Ensino e aprendizagem de espanhol. Intervenção Pedagógica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Soares Luz, Instituto Federal Fluminense

Mestra em Ensino e suas Tecnologias (IFFluminense). Especialista em Língua Espanhola (FAFIC). Licenciada em Letras – Português/ Espanhol (UNIMES) e Português/Inglês (FFSD). Professora de espanhol do IFFluminense. 

Adelson Siqueira Carvalho, Instituto Federal Fluminense

[1]Doutor em Informática na Educação (UFRGS). Mestre em Engenharia de Produção (UENF). Especialista em Produção e Sistemas (IFFluminense). Graduado em Tecnologia de Automação Industrial (IFFluminense). Professor de Automação do IFFluminense.

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

SOARES LUZ, F.; SIQUEIRA CARVALHO, A. . Produção de vídeos: uma intervenção pedagógica no ensino e aprendizagem de espanhol como língua adicional. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4466. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4466. Acesso em: 29 mar. 2024.