TIC como ferramenta cultural no ensino superior em química

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n2.a4106

Resumo

Resumo: O objetivo deste trabalho é descrever como um grupo de licenciandos em Química elabora significados acerca do uso de tecnologias ao utilizá-las em atividades de estágio curricular supervisionado. A partir do referencial teórico, estes conhecimentos são concebidos como ferramentas culturais que podem ser internalizadas pelos licenciandos. Também empregamos elementos do framework TPACK, que auxiliou na delimitação dos conhecimentos apresentados pelos licenciandos. Na análise dos dados, recorremos à Análise Textual Discursiva para examinar as falas produzidas pelos licenciandos em um questionário de concepções prévias, entrevista, seminário e relatório final de estágio. As categorias utilizadas foram TK (conhecimento tecnológico), TPK (conhecimento tecnológico pedagógico) e TPACK (conhecimento tecnológico e pedagógico de conteúdo). Os resultados indicam um aumento de domínio de TPACK por parte dos licenciandos ao longo das atividades e evidenciam ainda a apropriação das ferramentas culturais tecnológicas, porque os sujeitos mostram sensação de conflito ao utilizá-las e também apresentam concepções críticas acerca das possíveis articulações do tipo TPACK.

Palavras-chave: Ensino Superior. Química. Ferramenta Cultural. TPACK.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jackson Gois, UNESP

Licenciado em Química (IQ/USP), mestre em Ensino de Ciências (Interunidades / USP) e doutor em Educação (FE/USP). Atualmente é professor do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (IBILCE/UNESP). 

Downloads

Publicado

2020-12-08

Como Citar

GOIS, J. TIC como ferramenta cultural no ensino superior em química. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 2, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n2.a4106. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4106. Acesso em: 19 abr. 2024.