MOABES: Monitor de aprendizagem baseado em simulados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4018

Resumo

Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a validação do MOABES, um módulo da Rede de Amigos de Estudo (RAE). A plataforma RAE é uma rede social educacional voltada para os alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETI) desenvolvida pelo grupo de pesquisa Mineração de Dados e Imagens (MiDI) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O MOABES é um produto educacional, voltado para o professor, resultante de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O objetivo deste estudo consiste no desenvolvimento de um módulo da RAE que apresente bons níveis de usabilidade e funcionalidade, que analise o desempenho dos alunos do ETI nos simulados de vestibulares e forneça ao professor indicadores de aprendizagem capazes de auxiliá-lo nas tomadas de decisões estratégicas para a evolução dos processos de ensino e aprendizagem. Estudos bibliográficos sobre Painéis para Análise da Aprendizagem e Testes de Usabilidade de Software nortearam a busca, a escolha e o desenvolvimento de seis funcionalidades para o MOABES, dentre as quais pode-se destacar o Dashboard para o Professor. A validação do MOABES se deu por meio de um teste de usabilidade envolvendo dez professores que avaliaram qualitativamente a usabilidade e a funcionalidade do produto. A partir das opiniões dos professores foi possível perceber o potencial do MOABES no apoio à ação docente para melhoria do ensino e da aprendizagem, bem como a concordância dos professores participantes em relação à adoção do MOABES pelo IFTM como um de seus instrumentos avaliativos.

Palavras-chave: MOABES. Painéis de Análise da Aprendizagem. Testes de Usabilidade de Software. Avaliação da Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Souza Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade de Uberaba (2011). Especialista em Banco de Dados MySQL pelo Claretiano Centro Universitário (2018). Aluno do Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Administrador de Banco de Dados no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Marcelo Ponciano da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Bacharel em Informática Biomédica (2006), Mestre (2009) e Doutor (2014) em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). É professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico. Coordenador operacional, junto à CAPES, do Programa de Doutorado Interinstitucional entre IFTM-UFU. Tem experiência na área de computação e análise de sistemas. Atua principalmente nos seguintes temas: "Processamento Digital de Imagens" visando classificação e recuperação de imagens por conteúdo, bem como "Sistemas de Apoio à Decisão Médica", "Engenharia de Software e Análise/Modelagem de Sistemas" e "Tecnologias Computacionais Educacionais" promovendo aprendizado criativo através de metodologias ativas de aprendizagem.

Ernani Viriato de Melo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro

Possui graduação em bacharelado em ciência da computação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), mestrado (2006) e doutorado (2016) em ciência da computação pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor no Instituto Federal do Triângulo Mineiro - campus Uberaba Parque Tecnológico. Tem experiência nas seguintes áreas da ciência da computação: engenharia de software, bioinformática, processamento digital de imagens e mineração de dados.

Downloads

Publicado

2020-07-03

Como Citar

SILVA, T. S.; DA SILVA, M. P.; DE MELO, E. V. MOABES: Monitor de aprendizagem baseado em simulados. #Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Canoas, v. 9, n. 1, 2020. DOI: 10.35819/tear.v9.n1.a4018. Disponível em: https://periodicos.ifrs.edu.br/index.php/tear/article/view/4018. Acesso em: 23 abr. 2024.