MOABES: Monitor de aprendizagem baseado em simulados
DOI:
https://doi.org/10.35819/tear.v9.n1.a4018Resumo
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a validação do MOABES, um módulo da Rede de Amigos de Estudo (RAE). A plataforma RAE é uma rede social educacional voltada para os alunos do Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETI) desenvolvida pelo grupo de pesquisa Mineração de Dados e Imagens (MiDI) do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O MOABES é um produto educacional, voltado para o professor, resultante de uma pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). O objetivo deste estudo consiste no desenvolvimento de um módulo da RAE que apresente bons níveis de usabilidade e funcionalidade, que analise o desempenho dos alunos do ETI nos simulados de vestibulares e forneça ao professor indicadores de aprendizagem capazes de auxiliá-lo nas tomadas de decisões estratégicas para a evolução dos processos de ensino e aprendizagem. Estudos bibliográficos sobre Painéis para Análise da Aprendizagem e Testes de Usabilidade de Software nortearam a busca, a escolha e o desenvolvimento de seis funcionalidades para o MOABES, dentre as quais pode-se destacar o Dashboard para o Professor. A validação do MOABES se deu por meio de um teste de usabilidade envolvendo dez professores que avaliaram qualitativamente a usabilidade e a funcionalidade do produto. A partir das opiniões dos professores foi possível perceber o potencial do MOABES no apoio à ação docente para melhoria do ensino e da aprendizagem, bem como a concordância dos professores participantes em relação à adoção do MOABES pelo IFTM como um de seus instrumentos avaliativos.
Palavras-chave: MOABES. Painéis de Análise da Aprendizagem. Testes de Usabilidade de Software. Avaliação da Aprendizagem.
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